RIO GRANDE DO SUL – PASSAGEM DE UM MÊS DE GREVE É MARCADA COM DISCUSSÃO SOBRE ASSISTÊNCIA TÉCNICA

A configuração da assistência técnica diante das perspectivas de reformulação estrutural do Incra/MDA foi tema de debate dentro das ações de greve nesta segunda-feira (06/08), data em que o movimento completou um mês no Rio Grande do Sul.

A atividade iniciou com uma explanação realizada por integrantes do grupo de trabalho, chamados pela antiga direção do Instituto, para discutir a implementação de assistência técnica para assentados.

Os servidores explicaram que o momento atual é de expectativa, pois Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Incra e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) possuem propostas específicas para a operacionalização da assistência técnica rural. No entanto, as experiências desenvolvidas pelas diversas superintendências do Incra no país geraram um acúmulo de conhecimento específico sobre as necessidades da reforma agrária no campo da assessoria técnica, social e ambiental.

O assunto integra a pauta da greve na medida em que a coordenação desta política pública interfere na estrutura, orçamento e abrangência do Instituto. Por isso, novas rodadas de discussões, incluindo representantes de movimentos sociais, estão agendadas para a próxima semana dentro da programação do movimento grevista no Estado.