RELATO DA REUNIÃO DO COMANDO NACIONAL DE GREVE COM O PRESIDENTE DO INCRA - 10/08/2012

Relato da reunião do Comando Nacional de Greve com o presidente do Incra - 10/08/2012

 

  1. O presidente do Incra, Carlos Guedes, começou a reunião explicando as razões por ter solicitado a pauta.  Ele começou falando que entende e respeita a greve, mas que gostaria de construir uma agenda de trabalho, tendo em vista, principalmente, a sua pretensão de apresentar na próxima reunião do Condraf, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro, a nova visão de reforma agrária do Incra, afirmou ainda que também  pretende apresentá-la  no Congresso Camponês Unificado que ocorrerá  entre os dias 20 a 22 de agosto.
  2. O presidente afirmou ainda que já conversou com MST e Fetraf, e que já tem uma conversa agendada com a Contag. Houve também uma conversa com a CNA sobre a certificação de imóveis. Nada foi dito sobre os detalhes das conversas.
  3. Houve reunião com diversos ministros, incluindo MDA para tratar do Brasil Sem Miséria. Segundo o presidente, o Incra foi mencionado como um importante agente  de execução do Programa Brasil Sem Miséria, o que foi muito bem visto pelo presidente, ele afirmou por diversas vezes que as mobilizações dos servidores  foi bastante importante para o reconhecimento do Incra ( tentativa de sedução. Não colou).
  4. Quando a palavra foi passada para os servidores afirmamos que entendemos a necessidade de construir uma agenda e discutir o Incra. Entretanto, a nossa demanda emergencial é a pauta de reivindicação, tendo em vista, principalmente, que sem o atendimento dessa pauta não será possível executar nenhuma agenda de trabalho.
  5. Em seguida perguntamos sobre a proposta e solicitamos que nos adiantasse o que sabe sobre a mesma. Ele disse que  pouco sabe, e que de qualquer forma não está autorizado  a dá grandes detalhes, e essa  desautorização é um determinação  dada a todo o governo, contudo ele disse para não elevarmos muito as nossas expectativas. Ele disse que está sendo dado início a um processo de ajuste ou readequação da composição salarial e perdas,  o processo será  longo e contínuo, não devemos esperar  solução definitiva de forma imediata. Por último ele afirmou que não acredita que tudo se solucionará na próxima semana.
  6. O presidente afirmou ainda  que aguarda o que for acordado com o Min. do Planejamento,  tanto no que diz respeito a recomposição salarial como concurso, para finalizar a demanda orçamentária do Incra. E por conta disso nada saiu do Incra  para o planejamento, nem mesmo sobre  nova estrutura.
  7. Perguntamos se ele estaria presente na reunião do dia 14, ele afirmou que não, pois tem uma agenda urgente em Alagoas. Perguntamos então se haverá algum representante do Incra e se o Ministro irá. O presidente disse que não sabe nada sobre o gabinete, mas que conversará com o ministro e a secretária executiva, para definir se haverá representante do Incra e do MDA na reunião.
  8. Por fim Guedes afirmou que as decisões do governo no que diz respeito as demandas dos trabalhadores está sendo pautada pela “crise”.