BAHIA: INCRA/MDA PROTAGONIZA MAIS UMA JORNADA DE LUTAS

Com seus coletes verdes e carregando a faixa “Incra em greve: A crise do Brasil não é o servidor. É a corrupção”, profissionais do Instituto e do MDA participaram do Dia Nacional de Lutas, na quinta-feira (9). A mobilização se concentrou, pela manhã, em frente à sede do Banco Central, na Avenida Garibaldi, em Salvador (BA) e seguiu em passeata até a entrada do campus Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Ondina.

 Além dos manifestantes do Incra/MDA, outras categorias participaram do ato público, entre eles profissionais do DNPM, agências reguladoras, servidores das universidades federais e do IBGE. A manifestação visa à intensificação das ações para que o governo negocie com os trabalhadores.

 Havia muitas faixas, cartazes e bonecos. Palavras de ordem davam o tom ao movimento. Os servidores afirmavam que os atos de mobilização e paralisações dos servidores públicos federais continuam pela falta de vontade de abrir negociações por parte do governo federal.

 O Incra, na Bahia, aderiu ao movimento grevista no dia 26 de junho e até agora o governo não sentou para negociar com as lideranças nacionais da categoria. As datas das reuniões com o Ministério do Planejamento foram desmarcadas, o que forçou os servidores das 28 superintendências regionais em greve a continuarem parados. A expectativa é de que o governo apresente uma proposta no dia 14 de agosto, quando foi agendada uma reunião com o Planejamento.