R7 e G1 divulgam ato de grevistas do Incra em BH

Servidores federais entregam bananas em protesto no centro de Belo Horizonte

Movimento reivindica negociações com Governo Federal

Márcia Costanti, do R7 MG | 09/08/2012 às 11h48Sindsep/ MG
servidores federais
Servidores federais utilizam bananas para simbolizar falta de negociações do Governo Federal

Servidores de vários órgãos federais entregaram bananas à quem passava em frente ao Ministério da Fazenda, na avenida Afonso Pena, centro de Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira (9).

Segundo representantes do movimento, o ato público representa o descaso do Governo Federal com a categoria e reivindica o início das negociações. Profissionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Polícia Federal, Receita Federal e Ministério da Fazenda estiveram presentes no local.

O analista administrativo do Incra e integrante do movimento, Alex Mansur, conta que o acordo com o Governo por melhorias nas condições de trabalho e remuneração se arrasta desde janeiro deste ano (2012). Ele ressalta que os profissionais pedem "reestruturação dos órgãos e das carreiras".

— Perdemos servidores qualificados para outros órgãos ou para a iniciativa privada porque os salários não são atrativos. Os órgãos federais estão sucateados.

Ele explica que a banana entregue na manifestação representa a atitude do poder Executivo, que "não priorizando as necessidades dos servidores, não prioriza o atendimento à população".

CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA COMPLETA NO R7

LEIA MATÉRIA NO SITE DA CUT/MG

LEIA MATÉRIA NO SITE DA CUT NACIONAL

Servidores federais em greve protestam em Belo Horizonte

banana_11

Incra e Departamento de Produção Mineral estão totalmente parados.
Trabalhadores da Fiocruz também pediram valorização.

 

Do G1 MG

 
 
 
Comente agora

Servidores federais em greve do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) fizeram nesta quinta-feira (9) uma manifestação em frente à sede do Ministério da Fazenda, no Centro de Belo Horizonte. Segundo a assessoria do sindicato que representa os trabalhadores do Incra e do DNPM, o ato também teve a participação de funcionários de outras repartições federais, como Receita Federal e Ministério do Trabalho.

Ainda de acordo com Sindicato dos Servidores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal no Estado de Minas Gerais (Sindsep-MG), o Incra está em greve desde 22 de junho, já o DNPM parou as atividades no dia 16 de julho. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial e em benefícios, como alimentação, auxílio-creche, transporte e na contrapartida do plano de saúde. A categoria também pede a definição do dia 1º de maio como a data fixada para negociações.

Clique aqui para ler a matéria completa NO G1