BAHIA: Servidores do Incra/MDA fazem manifestação durante lançamento do Plano Safra e ministro garante melhoria salarial para a categoria

O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, garante que os servidores do Incra/MDA terão uma melhora na remuneração. No entanto, Vargas ressalta que o que será oferecido não atende as expectativas de equiparação ao Mapa, como propõe o movimento grevista.

As declarações foram dadas durante uma conversa de 10 minutos com o grupo de servidores do Incra/MDA, no fim do lançamento do Plano Safra 2012/2013, por volta das 19h, da segunda-feira (6). O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), do governo do estado.

O ministro e o governador Jaques Wagner foram surpreendidos por um grupo de servidores que vestiram coletes, abriram duas faixas e fizeram um jogral de perguntas, logo que o ministro terminou seu discurso sobre o evento. A ação causou certo constrangimento momentâneo às autoridades, contudo o ato dos servidores do Incra/MDA foi aplaudido por todos os participantes do lançamento do plano Safra que lotavam o auditório.

Durante os discursos, o secretário da Seagri, Eduardo Salles, ressaltou que, no último ano, utilizou-se menos de 50% do recurso destinado ao Pronaf no estado, devido à falta de instituições preparadas para prestar assistência técnica e da não liberação de declarações de aptidões (Dap’s). Já o ministro Pepe Vargas garantiu que não há contingenciamento de recursos para a reforma agrária e que o Programa Nacional de Reforma Agrária vai bem.

Perguntas sem respostas

O grupo de manifestantes, em coro, fez cinco perguntas ao ministro do MDA. A primeira questionou como seria possível ter um Plano Safra forte com instituições públicas enfraquecidas. Perguntou-se ao ministro sobre a abertura de negociações com o movimento grevista e sobre a equiparação dos vencimentos ao dos servidores do Ministério da Agricultura. Em público, Pepe Vargas foi indagado sobre o porquê servidores que atendem ao agronegócio ganham 70% a mais que os que trabalham para a reforma agrária e a agricultura familiar.

Após a manifestação dos servidores, o governador começou o seu discurso informando que o ministro Pepe iria responder aos questionamentos do grupo de servidores do Incra/MDA no fim de sua fala. Entretanto, não houve esse momento entre os manifestantes em conjunto com o público. Com o encerramento do evento, os servidores foram em direção ao ministro Pepe que conversou com os manifestantes, garantindo melhorias salariais.

Ponto alto

De acordo com uma fonte do cerimonial da governadoria, que por questões profissionais não pode se identificar, a manifestação dos servidores do Incra/MDA foi o ponto alto do lançamento do Plano Safra 2012/2013, na Bahia. O evento não contou com a cobertura da imprensa baiana. Estavam presentes apenas as assessorias de comunicação da Seagri e da governadoria.