PARANÁ: SERVIDORES DO MDA/INCRA INTENSIFICAM PROTESTOS CONTRA FALTA DE COMPROMISSO E PROPOSTAS DO GOVERNO FEDERAL

 

IMG_0828
 

Os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) promovem nesta segunda (6) e terça-feira (7) um ato público na rua Dr. Faivre, em frente à sede do Incra no Paraná, em Curitiba, para protestar contra a falta de uma nova proposta remunerativa já que a atual encontra-se defasada. O próprio secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, havia estipulado um prazo (dia 31 de julho) para apresentação de proposta aos servidores do MDA/Incra, não cumprido, o que acabou motivando o protesto em Curitiba.  Na semana passada, os servidores do MDA/Incra foram ao Ministério Público Federal para denunciar o processo de desmonte dos órgãos federais agrários no estado do Paraná.

 

Os servidores do MDA/Incra no Paraná estão em greve desde o dia 18 de junho. No país, das 30 superintendências regionais do Incra, 28 estão em greve. A principal reivindicação dos servidores é a equiparação salarial com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A remuneração dos trabalhadores do MDA/Incra são, por exemplo, duas vezes e meia inferior à do MAPA. Em todos os órgãos (Incra, MDA e MAPA), realizam-se funções similares e até 2008 tinham seus salários equiparados. A distorção se aprofundou nos governos do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma Rousseff.

Os servidores do MDA/Incra continuarão em greve por tempo indeterminado e deverão intensificar os protestos durante esta semana que antecede a próxima reunião com o Ministério do Planejamento, prevista para o próximo dia 14 de agosto, na qual uma proposta remunerativa nova deverá ser finalmente apresentada.