NOTA DE INDIGNAÇÃO – DELEGADO DO MDA NA BAHIA DESRESPEITA SERVIDORES EM GREVE

O delegado do MDA, na Bahia, Welliton Hassegawa, vem agindo de forma inadequada junto ao movimento grevista do Incra/MDA, a exemplo do que ocorreu no lançamento do Plano Safra 2012/2013, na última segunda-feira (6), no auditório da Seagri. O representante da unidade tentou blindar o ministro do MDA, Pepe Vargas, de forma que não tivesse contato com os servidores.

 

Nesse dia, um grupo de servidores do Incra/MDA fez um ato de protesto durante o lançamento do Plano Safra. O ato contou com faixas e um coro de perguntas dirigidas ao ministro do MDA após seu discurso. Durante sua fala, o governador Jaques Wagner ressaltou que Vargas responderia às perguntas.

 

No final do evento, os servidores continuaram com as faixas abertas, quando o ministro sinalizou por gestos que falaria com o grupo. Contudo, o delegado desrespeitou a vontade manifestada pelo ministro em conversar com os servidores. O delegado se interpôs de forma precipitada e pretensiosa, afirmando que o ministro não teria tempo para atender os servidores. O fato ocorreu na presença do próprio Vargas que ignorou essa postura. O ministro foi educado e respondeu as questões levantadas pelo movimento.

 

Vale ressaltar que o representante da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, Welliton Hassegawa, não é servidor efetivo do quadro federal, e vem tentando desmotivar os servidores em seus objetivos de buscar uma reestruturação e melhoria do plano de cargos e salários do Incra e do MDA.

 

Atitudes como a do delegado desconstroem o passado histórico dos movimentos de esquerda, em especial, do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual ele é membro.

 

Desse modo, o Comando de Greve traz a público o fato e repudia a conduta do delegado do MDA na Bahia que se mostra incompatível com o cargo que ocupa e com o serviço público federal.

 

Comando de Greve Incra/MDA – Bahia

Salvador, 8 de agosto de 2012.