BRASÍLIA - DEBATE ABORDA ESTRUTURAÇÃO DO INCRA E DO MDA

Servidores do Incra e do MDA mobilizados no térreo do edifício central do Incra, em Brasília (DF), participaram, na manhã desta terça-feira (3), de debate sobre a estruturação dos dois órgãos agrários. O evento teve a participação de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que abordaram, entre outros aspectos, a necessidade urgente de aprimorar o quadro funcional e a capacidade financeira da autarquia e do ministério.

DSC01341modificada“A greve é justa e necessária, principalmente nesta conjuntura que estamos vivendo no País, em que o governo precisa discutir que projeto de desenvolvimento quer para o campo brasileiro”, ressaltou o secretário de Política Agrária da Contag, Willian Clementino da Silva Matias.

Para Matias, durante a construção de um projeto de estruturação do Incra e do MDA é imprescindível o diálogo com os movimentos sociais. “Não se trata de dar novos nomes a coordenações e sim dar condições reais para a execução das políticas dos dois órgãos”, afirmou, ao mencionar a importância da continuidade de ações como o Programa Nacional de Educação Nacional na Reforma Agrária (Pronera), conduzido pelo Incra, e o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Outro tema levantado durante o debate por Alexandre Conceição, da Coordenação Nacional do MST, foi o avanço da compra de terras por empresas transnacionais, que, segundo ele, afeta diretamente a reforma agrária. “Famílias estão sendo expulsas do campo e estamos voltando a 1500, voltando a ser exportadores de matéria-prima”, disse.DSC01340modificada

Ainda nesta semana, mais atividades estão programadas para ocorrer no prédio sede do Incra, na capital federal. Na quinta-feira (5), às 12h30, será a vez de um evento gastronômico, a ‘Feijoada da Greve’. Na sexta-feira (6), às 10h, o professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) Sadi Dal Rosso e a deputada federal Erika Kokay, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, falam sobre direito de greve.

Ato em Defesa da Estruturação dos Órgãos de Desenvolvimento Agrário

Nesta quarta-feira (4), o principal evento do calendário de mobilização é o Ato em Defesa da Estruturação dos Órgãos de Desenvolvimento Agrário. O objetivo é denunciar o descaso do governo em relação aos órgãos federais que promovem o desenvolvimento do meio rural brasileiro. O evento será realizado a partir das 14h, em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Bloco K da Esplanada.

O Ato é organizado pelos servidores do Incra, do MDA, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Também são promotores do evento o MST, a Contag, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e a Via Campesina.

Fonte: Ascom Comando de Greve Brasília