Destaques Slider

Destaques Slider (5)

Na semana de reunião técnica com MGI e o lançamento do programa “Terra da Gente” pela Presidência da República, servidores realizaram, em 15/4/2024, o décimo primeiro ato nacional pela promoção das políticas públicas, fortalecimento institucional e reestruturação de carreiras dos servidores do Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

A expectativa de evolução no processo de negociação com MGI e o aumento de importância do Incra e MDA com a execução do programa “Terra da Gente” elevou a disposição para a participação dos servidores em diversos estados do Brasil, impactando na quantidade e densidade da mobilização da categoria.

Assim, o nível e a densidade de mobilização do décimo primeiro ato nacional manteve variação de unidade para unidade, embora na média tenha havido boa participação de servidores e entidades representativas na atividade. A ampliação das ações nos atos locais se deve também à participação dos sindicatos de servidores federais nos estados, em atuação conjunta com as associações dos trabalhadores do Incra - as Assincras e Asseras. A campanha é realizada em parceria com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que é a instância sindical de representação nacional / geral com a qual a CNASI-ASSOCIAÇÃO NACIONAL mantém um histórico de atuação conjunta. Por conta disso, a direção da Condsef enviou orientação aos sindicatos federais nos estados para que se adicionem às ações da campanha juntos com as associações e servidores do Incra. E o SindPFA é parceiro na campanha, levando-o a mobilizar seus delegados regionais e filiados para se somarem às ações nas unidades do Incra pelo país.

As atividades / atos de 15 de abril de 2024 ocorreram nas unidades de DF, GO, MT, MS, PA (Belém), RO (Porto Velho e UA Ji-Paraná), AP, MA (São Luís e UA Imperatriz), RN, PE (Recife e UAE Petrolina), SE, PR e RS.

Assim, no décimo primeiro ato nacional o perfil da manifestação se manteve diverso, com ações fortes em algumas unidades, médio em outras, enquanto uma terceira categoria teve mais atividades de reuniões internas, diálogos e análises de conjuntura, com projeções possíveis e desdobramentos. Na data ocorreu intensificação das ações de busca de apoio político-parlamentar, divulgação de conteúdos em redes sociais, etc. Enquanto que nos atos físicos, nas diversas situações, mais uma vez se configuraram a diversidade das atividades do décimo primeiro ato nacional da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, pois teve local com boa participação de servidores e integrantes de movimentos sociais e parlamentares – com seus assessores. Em outros, grupos menores se reuniram para analisar e debater problemas e soluções aos órgãos e políticas públicas. Teve unidade que fez reunião com gestores para expor a pauta da categoria e solicitar apoio e junção de forças para as viabilizar. Outras ainda fizeram produção de documentos em defesa da pauta da categoria.

A direção da Cnasi-AN, ainda na noite de domingo 14/4/2024, repassou a servidores, lideranças e diretorias de Assincras e Asseras por meio de aplicativos de envio de mensagens artes, textos e orientações sobre as atividades. Houve repasse de links de diversas matérias publicadas no portal da Cnasi-AN com as ações nos estados na atividade anterior – o décimo ato nacional -, como forma de incentivar e dar visibilidade para as ações da categoria no âmbito local. Houve ainda orientação de usarem as redes sociais para divulgarem documentos, fotos, vídeos, “marcando” pessoas, entidades e órgãos gestores, bem como #INCRAREESTRUTURACAODECARREIRASJA como “Hashtag” – que são palavras-chave ou termos associados a uma informação, tópico ou discussão que se deseja indexar de forma explícita em aplicativos de redes sociais como forma de gerar um engajamento em determinado assunto. A ideia foi de atrelar / vincular conteúdos dos atos pelo país com a citada “Hashtag” e contas de lideranças políticas e gestores nas redes sociais, como forma de gerar uma atenção maior à pauta da categoria.

No Brasil
Em Brasília/DF, a décima primeira edição do ato nacional foi movimentada, com diálogo da categoria em reunião que focou no repasse de informações do processo de negociação com o Governo, análise de conjuntura e planejamento de ações da semana. Um fato que agitou a base na capital federal e influenciou os atos pelo país foi, ainda cedo da manhã, um informe do MGI para a Direção da Cnasi-AN confirmando reunião na qual se trataria mais uma vez da reestruturação de carreiras, na quinta-feira seguinte, o dia 18/4/2024. O uso de sistema de som no térreo do edifício Palácio do Desenvolvimento, a Sede nacional do Incra, foi intensificado para que os servidores e lideranças das entidades envolvidas no processo de mobilização e negociação com o MGI pudessem repassar informações, fazer análises e deliberação conjunta – com destaque para a busca por apoio político-parlamentar. Novamente a atividade local ocorre com organização e estrutura do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Distrito Federal (Sindsep-DF) e da Assera/BR. No período da tarde, servidores e lideranças estiveram no Palácio do Planalto para participar do lançamento do programa Terra da Gente, que define as prateleiras de áreas rurais disponíveis no país para assentar famílias que querem viver e trabalhar no campo. Assim, com o lançamento, o Governo Federal apresentou à sociedade uma nova estratégia para ampliar e dar agilidade à reforma agrária. Com isso, além de garantir esse direito, previsto na Constituição Federal, a nova medida permite a inclusão produtiva, ajuda na resolução de conflitos agrários e contribui para o aumento da produção de alimentos. O anúncio foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e pelo presidente do Incra, César Aldrighi. Até 2026, a estimativa é de que 295 mil famílias agricultoras sejam beneficiadas.

Ainda no Centro-Oeste do Brasil, em Goiás, a mobilização pela reestruturação das carreiras do Incra e MDA da segunda-feira, 15/4, reuniu servidores do Instituto de todos os níveis e carreiras, sindicatos e gestores no auditório da Superintendência Regional pra um café da manhã, a partir das 9h. Aproveitando a presença do superintendente do Incra/GO, Elias D'Angelo, o servidores cobraram sua atuação pessoal no convencimento dos titulares do Instituto e do MDA a estarem presentes na mesa setorial, ao lado dos servidores da casa - como forma de demonstrar força junto aos negociadores do Governo Federal. Na pauta da mobilização na data, estava: a ida de uma comitiva de cerca de 20 servidores de Goiás na marcha nacional a Brasília, no dia 17/4; informes da proposta governamental de aumento dos subsídios (e nenhum aumento salarial) em 2024 e atualização sobre as deliberações internas preparatórias para a mesa setorial. Participaram da mobilização Ademar Rodrigues de Souza (Sintsep/GO), Maria Cleuza Carneiro (Cnasi-AN), Assincra/GO e Augusto Peiró (SindPFA), cerca de 30 servidores - entre ativos, pensionistas e aposentados, de nível médio e superior -, o chefe da divisão de desenvolvimento e superintendente-substituto Silvano Alves e o superintendente Elias D'Angelo. Na ocasião reiteraram a parceria local das entidades representativas das carreiras em torno da necessidade do reajuste da tabela salarial, independentemente dos interesses e estratégias de cada grupo.

Em Mato Grosso, o Sindicato dos Servidores Público Federais no Estado (Sindsep-MT) se reuniu, na manhã do dia 15/04/2024, com servidores do Incra, em frente a sua sede no Centro Político Administrativo na capital Cuiabá, para debater a reestruturação das carreiras, repassar informes e programar ações futuras. O Ato contou com a participação de 20 servidores ativos e aposentados, além de lideranças representantes da Assincra/MT e Cnasi-AN. A servidora Divina de Oliveira Santos passou alguns informes referente a reunião do dia 12/4, quando houve a apresentação de atualização da proposta pela Cnasi-AN e Condsef, encaminhada ao MGI. Fernando Pivetta, representante do Sindsep-MT, fez uso da palavra e falou da atual conjuntura dos servidores públicos Federais e da importância da nossa mobilização. O servidor José Neto também fez uso da palavra e falou da reunião que aconteceu dia 10 de abril, quando o Governo sinalizou para o aumento dos benefícios do vale alimentação e dos auxílios creche e saúde aos servidores da ativa. Fernando Pivetta, ainda fez contato com um representante da CUT e um deputado estadual da base do Governo para estarem presentes na próxima reunião dia 22 de abril.

Enquanto em Mato Grosso do Sul, um grupo de servidores e lideranças preferiu se reunir para repasse de informações e fazer análise de conjuntura sobre o processo de negociação com MGI em defesa das reivindicações de carreiras. Assim, a atividade - que está dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA” defensora da reestruturação de carreiras -, focou em analisar dados e informações repassadas durante a Plenária Nacional dos Servidores do Incra na manhã de 12/4/2024, sobre a atualização da proposta protocolada pelo Departamento da Agricultura e da Reforma Agrária (DARA), da Condsef / Fenadsef e Cnasi-AN no MGI. O grupo traçou ainda planos para a ampliação das ações no estado durante a semana, no âmbito interno, com a mobilização dos colegas servidores, além da busca de apoio político-parlamentar. A concentração na reunião foi tanta que nem foto da atividade o grupo fez.

No Norte do Brasil, servidores e lideranças do Incra no Amapá realizaram, na data de 15/4/2024, reunião com o superintendente regional, Gersuliano da Silva Pinto, para repasse de informações, análise de conjuntura e solicitação de apoio às reivindicações da categoria. A atividade - ocorrida no próprio Gabinete da Superintendência Regional do Incra/AP, em Macapá -, está dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA” no Amapá, que defende a reestruturação de carreiras. O superintendente Gersuliano, que é servidor aposentado e histórico apoiador da causa da categoria, ouviu atentamente as informações e avaliações repassadas pelas lideranças do Incra/AP, fez questionamentos sobre detalhes das propostas em negociação com o MGI e o andamento do processo, além das articulações político-parlamentar que possam dar apoio à demanda da categoria. As informações foram repassadas ao gestor local e dirimidas as dúvidas, levando a Gersuliano declarar apoio ao pleito da categoria e se comprometer a ajudar de forma administrativa e na busca de apoio político-parlamentar. O grupo de lideranças do Incra/AP ainda fez diálogo interno como forma de realizar um planejamento das ações da semana, em busca de apoio às reivindicações da categoria e a realização de vigília na data de reunião técnica com o MGI, que vai ocorrer 18/4/2024.

No Nordeste do Pará, na manhã da data de 15/04/24, os servidores mobilizados do Incra se reuniram para mais um ato de reivindicação pela reestruturação das carreiras do órgão, no portão de entrada, em Belém/PA, para atualização dos informes sobre a atual negociação com o Governo Federal. Inicialmente foram feitas as análises de conjuntura pela comissão de mobilização e os possíveis cenários de apresentação da proposta que o Governo fará às entidades, por meio da mesa de negociação com o MGI, cuja próxima reunião de trabalho ocorre em 18/04/24. Passados os informes iniciais, foi votado e aprovado em assembleia a manutenção da “operação padrão” até se seja apresentado aos servidores uma proposta que atenda minimamente os anseios de reestruturação das carreiras dos níveis médio e superior do Incra. Foi ainda deliberado, que a comissão irá intensificar essa semana os trabalhos de convencimento dos servidores para aumentar a adesão à mobilização que está em curso no Incra / Belém, culminado com uma vigília que foi aprovada para o dia 18/04/24, quando participam todos os servidores da ativa, aposentados e pensionistas que serão convocados para reforçar a pressão no centro de Governo.

Em Rondônia, na data de 15/4/2024, a campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA” em defesa da reestruturação de carreiras mobilizou a base dos servidores do Incra tanto na capital quanto no interior, pois servidores realizaram ações na Superintendência Regional na capital Porto Velho e na Unidade Avançada em Ji-Paraná. Na Superintendência Regional, um grupo se reuniu em uma das entradas da unidade para repasse de informações, análise de conjuntura e planejamento das ações da semana – com destaque para uma ação / vigília nas datas de reunião das entidades representativas com o MGI nessa semana e nas próximas. O grupo ainda planejou novas ações locais como forma de ampliar a mobilização e participação de mais servidores nas atividades. Enquanto que na Unidade Avançada do Incra em Ji-Paraná, o pequeno grupo de servidores mais uma vez realizou ato local dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, na data de 15/4/2024. Os profissionais do Incra em Ji-Paraná têm se tornado uma referência pela manutenção de uma performance invejável com grande frequência de participação nos atos locais. Assim, os servidores da UA Ji-Paraná se reuniram para dialogar sobre o processo de negociação, repasse de informações, busca de apoio político-parlamentar e ainda planejar novas ações até a realização de nova reunião com MGI. Embora seja formado por pequeno grupo de servidores, os profissionais da UA Ji-Paraná têm realizando uma forte mobilização, mantendo as segundas-feiras apenas com atividades internas, sem atendimento presencial. Assim, a sala da cidadania da Unidade Avançada de Ji-Paraná acolhe as petições que chegarem às segundas-feiras e responde a partir do dia seguinte.

Já no Nordeste do Brasil, no Maranhão, servidores e lideranças do Incra, na data de 15/4/2024, realizaram também tanto na capital quanto no interior atos locais em defesa da reestruturação de carreiras, dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”. Na Superintendência Regional na capital São Luís, foi mais uma segunda-feira de mobilização e, como de costume, os servidores reuniram-se no auditório do órgão para atualização dos informes sobre a “tão sonhada” reestruturação de carreiras. Na atividade também foram feitas análises de conjuntura pela direção da Assincra/MA, SindPFA, por alguns servidores e sobre a expectativa da apresentação da proposta que o Governo fará às entidades representativas - que estão em Brasília, de “forma incansável”, participando das negociações e vigilante, pressionando-o para que seja apresentada também uma tabela salarial que corrija minimamente as enormes distorções. Quinta e sexta-feira da semana passada, um grupo de lideranças e integrantes da Assincra/MA esteve participando do planejamento participativo entre o Incra e os movimentos sociais, quando na oportunidade foram entregues um documento intitulado de “Carta Aberta aos Movimentos Sociais” para todas as lideranças que estavam participando do evento. Nele, foi pedido apoio e socorro para a situação totalmente desfavorável que o órgão atualmente vive, juntamente com o seu quadro de funcionários. Fazendo parte ainda da programação da mobilização deste dia 15/4, foi deliberado que caso a assessoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) confirme ainda esta semana reunião, uma comissão vai lhe visitar. Na oportunidade o grupo vai solicitar apoio e que interceda a favor da categoria, sobre a reestruturação de carreiras, fortalecimento do Incra e valorização do profissional. Já na Unidade Avançada em Imperatriz/MA, na manhã do dia 15/04/2024, os servidores se mobilizaram, continuando o movimento reivindicatório “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”. Reunidos na sala de reunião da Unidade, os servidores discutiram os informes das últimas reuniões, sobretudo o encontro promovido pela Cnasi-AN e Condsef, no dia 12/04. Foi discutido a atual conjuntura e a proposta apresentada pala Cnasi-AN junto ao MGI, sobretudo nas questões das gratificações de titulação e localidade. O grupo reunido concluiu que a gratificação de localidade é medida de grande importância para tentar aumentar a atratividade de lotação para os servidores das unidades avançadas do Incra. Medida essa que deve ser complementada com a lotação de novos servidores advindos do concurso de 2024, diretamente nas unidades avançadas. Por fim, os servidores de Imperatriz aguardam o resultado da próxima reunião técnica entre as entidades representativas dos servidores e o MGI no dia 18/04, para discutir as eventuais propostas apresentadas e seus desdobramentos.

No Rio Grande do Norte, os servidores e lideranças envolvidas no processo de mobilização e busca de apoio político parlamentar na campanha de reestruturação de carreiras aproveitaram a realização de reunião interna de alinhamento e organização de ações institucionais da Superintendência Regional da autarquia no estado, em 15/4/2024, para fazerem repasse de informações gerais em relação ao andamento da negociação com MGI e das articulações que as entidades nacionais têm feito em Brasília/DF para viabilizar o atendimento das reivindicações da categoria. A atividade, realizada no auditório do Incra/RN, em Natal, contou com dezenas de servidores, que também aproveitaram a explanação das lideranças para apresentarem questionamentos sobre o processo de negociação, as próximas etapas e as projeções no sentido de possibilidade de atendimento das pautas. Os gestores locais também se posicionaram a favor da campanha de reestruturação de carreiras do Incra. Ao final, um grupo menor se reuniu para debater e programar ações locais.

Em Pernambuco, as ações da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA” em defesa da reestruturação de carreiras mobilizaram, na data de 15/4/2024, a base dos servidores do Incra tanto na capital quanto no interior, pois os trabalhadores realizaram ações na Superintendência Regional na capital Recife e na Unidade Avançada em Petrolina. Na Superintendência Regional da autarquia em Recife, reuniram-se na data, na 11ª segunda-feira de Mobilização pela: Reestruturação de Carreiras; reposição de perdas inflacionarias; valorização profissional; promoção de políticas públicas. Lideranças da Assincra/PE e Sindsep-PE estiveram reunidas com coordenadores do MST, que ocupou o Incra/PE em sua campanha "Abril Vermelho" em defesa da reforma agrária. O grupo do Incra/PE pediu apoio e falou da mobilização da categoria dos servidores ao MST. Interagiram falando da importância do fortalecimento do Incra para o que processo de reforma agrária deslanche. Já os trabalhadores da Unidade Avançada Especial do Sertão, em Petrolina-PE, continuando o movimento de apoio à mobilização Nacional dos servidores do Incra, inserido na campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, reuniram-se na Sala da Cidadania da unidade, na segunda-feira, 15 de abril. O enfoque foi na troca de informações e avaliação das percepções acerca da proposta, bem como das expectativas em torno do posicionamento do Governo. Na oportunidade, foram repercutidas as últimas reuniões organizadas pelas entidades representativas, em especial no que se relaciona à tabela remuneratória. Os servidores transpareceram confiança no processo, registrando, mais uma vez, seu apoio à coordenação nacional do movimento, em especial à Cnasi-AN. No entanto, foi questionado pelos servidores qual seria a postura da categoria em caso de não atendimento das reivindicações pelo Governo. Nesse ponto, foi sugerido encaminhar à Cnasi-AN sugestão de se discutir o indicativo de greve como forma de deixar clara a necessidade de valorização da categoria.

Em Sergipe, mobilizados em busca de uma reestruturação para suas carreiras, os servidores do Incra receberam na segunda-feira (15/04) o apoio de agricultores e lideranças do MST no estado. Esta semana, o tradicional ato em prol da reestruturação, que se repete sempre às segundas-feiras e vem restringindo o atendimento ao público, foi marcado por uma ocupação de famílias do MST, na abertura de sua jornada de lutas, o conhecido “Abril Vermelho”. Além de pautas como a retomada da obtenção de imóveis e a ampliação do orçamento para a reforma agrária, os agricultores pedem, também, a valorização dos servidores do Incra, agentes diretos da execução das políticas para o setor. O apoio, bem recebido pelos servidores, vem em momento considerado decisivo pela categoria, que vive a expectativa pela apresentação de uma proposta por parte do MGI nos próximos dias e semanas. Até o desfecho das negociações, os servidores da autarquia prometem manter o estado de “Operação Padrão”, adotado há cerca de um mês. Também não há até o momento, previsão para o encerramento da ocupação da Superintendência Regional do Incra por famílias do MST em Sergipe.

No Sul do Brasil, no Paraná, os servidores das três divisões do Incra (Operacional, Desenvolvimento e Governança Fundiária) e do Gabinete estiveram juntos na segunda-feira (15/4), em Curitiba/PR, na 11ª Reunião de Mobilização, totalizando 11 semanas seguidas de ações em prol da reestruturação das carreiras da autarquia. A capilaridade interna do movimento resultou na aprovação de operação padrão há mais de um mês e no encaminhamento de pautas para os gestores locais formalmente, via processo SEI 54000.038248/2024-58. Houve a deliberação pela formação de uma comissão interna do grupo de mobilização para providenciar uma reunião com o superintendente regional sobre o retorno das pautas já protocoladas desde o dia 23 de março deste ano e que, até agora, não houve resposta formal. A comissão aguarda a posição do Gabinete para uma data de realização dessa reunião. Na próxima segunda (22/4) haverá nova mobilização para atualização das informações tanto nacionais quanto locais. Uma das preocupações dos servidores é quanto ao contingenciamento histórico dos orçamentos do Incra e a redução drástica do número de servidores. De 2010 para hoje, a SR do Paraná conta apenas com 40% da força de trabalho. Além disso, foram repassadas informações sobre a reunião realizada na última sexta-feira (12/4) sobre a reestruturação das carreiras e o grupo promoveu uma discussão em relação à complexidade dos trabalhos no Incra no Paraná, inserida em Faixa de Fronteira, com uma demanda significativa na área de regularização fundiária. O Incra/PR tem 969 títulos passíveis de emissão, dentro da Faixa de Fronteira, com 24.688 termos declaratórios emitidos e 10.268 a emitir. São 119 os municípios paranaenses que aguardam medidas de regularização fundiária. Somente em títulos de ratificação, são 9.682 requerimentos protocolados nos municípios com maior densidade. O número de processos de ratificação pode passar de 40 mil no Estado. Para a baixa de cláusulas resolutivas, o número pode chegar a 18 mil pedidos.

No Rio Grande do Sul, servidoras e servidores do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no estado realizaram, na data de 15/4/2024, mais uma atividade de mobilização em defesa da reestruturação das carreiras, reposição das perdas inflacionárias, fortalecimento dos órgãos e promoção de políticas públicas. A ação, realizada no prédio onde ficam localizadas as sedes dos órgãos em Porto Alegre, ocorreu de forma conjunta, com participação de lideranças e dirigentes do Sindiserf/RS, da Assincra/RS e SindPFA/RS, na junção de forças como forma de pressionar o Governo a atender as reivindicações da categoria. Durante a atividade, que ocorre dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA” cuja pauta principal é a defensa da reestruturação de carreiras, houve repasse de informações sobre a atualização da proposta protocolada pelo Departamento da Agricultura e da Reforma Agrária (DARA), da Condsef / Fenadsef e Cnasi-AN no MGI, debatido em Plenária Nacional dos Servidores do Incra, na manhã de 12/4/2024. O grupo ainda fez análise de conjuntura diversas sobre o processo de negociação, as projeções futuras com o lançamento do Programa Terra da Gente em Brasília, naquela data, pelo próprio presidente Lula – com seu impacto no Incra e MDA nas atividades dos servidores, replicando na campanha de valorização dos trabalhadores. O “Abril Vermelho”, enquanto ação dos movimentos sociais em defesa da reforma agrária que pode influenciar positivamente a campanha dos servidores pela valorização profissional, também ganhou destaque nos debates e análises. Os participantes da atividade decidiram continuar a realização das ações de mobilização todas as segundas-feiras em defesa das reivindicações da categoria.

Fonte: Cnasi-AN, SindPFA, Sindsep-DF, sindicatos federais, Assincras e Asseras

 

A resiliência e a resistência dos servidores estão comprovadas com a realização, em 8/4/2024, do décimo ato nacional pela promoção das políticas públicas, fortalecimento institucional e reestruturação de carreiras dos servidores do Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Isso, porque as dificuldades internas e externas para a materialização de mobilizações nacionais assim são tão grandes que o fato de haver continuidade mostra o quanto a categoria é focada em seus objetivos de buscar o atendimento de suas reivindicações.

As dificuldades logísticas e o cansaço de alguns influenciaram o nível e a densidade de mobilização do décimo ato nacional, que variou de unidade para unidade, embora na média tenha havido boa participação de servidores e entidades representativas na atividade. As ações dos atos locais se devem também à participação dos sindicatos de servidores federais nos estados, em atuação conjunta com as associações dos trabalhadores do Incra - as Assincras e Asseras. Essa campanha é realizada em parceria com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que é a instância sindical de representação nacional / geral com a qual a CNASI-ASSOCIAÇÃO NACIONAL mantém um histórico de atuação conjunta. Assim, a direção da Condsef enviou orientação aos sindicatos federais nos estados para que se adicionem às ações da campanha juntos com as associações e servidores do Incra. O SindPFA é parceiro na campanha e mobilizou seus delegados regionais e filiados para se somarem às ações nas unidades do Incra pelo país.

As atividades / atos de 8 de abril de 2024 ocorreram nas unidades de DF, GO, PA (Belém), RO (UA Ji-Paraná), TO, MA, PE (Recife e UAE Petrolina), SE, PR e RS.

No décimo ato nacional o perfil da manifestação se manteve diverso, com ações fortes em algumas unidades, médio em outras, enquanto uma terceira categoria teve mais atividades de reuniões internas, diálogos e análises de conjuntura, com projeções possíveis e desdobramentos. Mas ocorreu intensificação das ações de busca de apoio político-parlamentar, divulgação de conteúdos em redes sociais, etc. Nos atos físicos, nas diversas situações, mais uma vez se configuraram a diversidade das atividades do décimo ato nacional da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, pois teve local com boa participação de servidores e integrantes de movimentos sociais e parlamentares – com seus assessores. Já em outros, grupos menores se reuniram para analisar e debater problemas e soluções aos órgãos e políticas públicas. Houve unidade que fez reunião com gestores para expor a pauta da categoria e solicitar apoio e junção de forças para as viabilizar. Outras fizeram produção de documentos em defesa da pauta da categoria.

A direção da Cnasi-AN, ainda na noite de domingo 7/4/2024, repassou a servidores, lideranças e diretorias de Assincras e Asseras por meio de aplicativos de envio de mensagens artes, textos e orientações sobre as atividades. Houve repasse de links de diversas matérias publicadas no portal da Cnasi-AN com as ações nos estados na atividade anterior – o nono ato nacional -, como forma de incentivar e dar visibilidade para as ações da categoria no âmbito local. Houve ainda orientação de usarem as redes sociais para divulgarem documentos, fotos, vídeos, “marcando” pessoas, entidades e órgãos gestores, bem como #INCRAREESTRUTURACAODECARREIRASJA como “Hashtag” – que são palavras-chave ou termos associados a uma informação, tópico ou discussão que se deseja indexar de forma explícita em aplicativos de redes sociais como forma de gerar um engajamento em determinado assunto. A ideia foi de atrelar / vincular conteúdos dos atos pelo país com a citada “Hashtag” e contas de lideranças políticas e gestores nas redes sociais, como forma de gerar uma atenção maior à pauta da categoria.

Pelo país
Em Brasília/DF, a décima edição do ato nacional foi de diálogo da categoria em reunião que focou no repasse de informações do processo de negociação com o Governo, análise de conjuntura e planejamento de ações da semana. Alguns servidores lotados nos estados participaram do ato e fizeram relatos das ações e articulações feitas nas suas unidades de trabalho. O uso de sistema de som no térreo do edifício Palácio do Desenvolvimento, a Sede nacional do Incra, foi intensificado para que os servidores e lideranças das entidades envolvidas no processo de mobilização e negociação com o MGI pudessem repassar informações, fazer análises e deliberação conjunta – com destaque para a busca por apoio político-parlamentar. Mais uma vez a atividade local ocorre com organização e estrutura do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Distrito Federal (Sindsep-DF) e da Assera/BR. No período da tarde diretores da Cnasi-AN e Assera/BR reuniram-se com integrantes da Condsef e alguns servidores lotados nos estados para diálogo sobre atualização de legislação e adequação de tabela remunerativa da proposta protocolada no MGI ainda em outubro de 2023.

Em Goiás, na data de 8/4/2024, foi realizado mais um ato local de mobilização, dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, que defende a reestruturação de carreiras. Os servidores e lideranças do Incra, congregados no Sintsep/GO, Assincra/GO e SindPFA/GO participaram da ação local, realizada na Superintendência Regional do Incra/GO, em Goiânia, quando houve o repasse de informações do processo de negociação com o Governo, análise de conjuntura e planejamento de ações da semana. Na atividade, servidores ativos e aposentados do Incra/GO, juntamente com integrantes das entidades representativas, passaram a manhã mobilizados e atualizando as informações a nível nacional e das carreiras da autarquia. Entre os debates estavam as expectativas da categoria em Goiás quanto à proposta de melhoria nas carreiras do Incra, bem como na tabela remunerativa em anexo a essa, além de qual estrutura serviria de referência aos documentos.

No Norte do Brasil, em Rondônia, mais precisamente na Unidade Avançada do Incra em Ji-Paraná, os servidores mais uma vez mostraram sua resiliência ao realizarem novamente ato local dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, na data de 8/4/2024. O pequeno grupo já está famoso pela bravura e tem se tornado uma referência pela manutenção de uma performance invejável, com grande frequência de participação nos atos locais. Assim, os servidores da UA Ji-Paraná aproveitaram o ato para se reunirem e dialogarem sobre o processo de negociação, repasse de informações, busca de apoio político-parlamentar e ainda planejar ações. O grupo de servidores da UA Ji-Paraná têm mantido as segundas-feiras apenas com atividades internas, sem atendimento presencial. Por conta disso, a sala da cidadania da Unidade Avançada de Ji-Paraná acolhe as petições que chegarem às segundas-feiras e responde a partir do dia seguinte.

No Pará, servidores do Incra realizaram no portão de entrada da Superintendência, em Belém/PA, durante a manhã de 8/4/2024, dia de Mobilização pela reestruturação das carreiras. A atividade em Belém foi leve, pois o pessoal usou boa parte do tempo para analisar propostas e tabelas apresentadas pelo MGI a outras categorias, a exemplo do Ibama, apontando problemas e alguns benefícios que na avaliação deles poderiam estar na “devolutiva” do Ministério da Gestão e Inovação à categoria. Outro item que reteve a atenção do pessoal lotado em Belém foi a aplicação da “Operação padrão” aprovada pelo grupo em 1/4/2024. Isso, porque os servidores e lideranças da mobilização do Incra/PA têm buscado ampliar a “Operação padrão” para diversos setores do órgão, tanto no aspecto físico como nos realizados de forma remota / virtual – como a análise de processos. Assim, de imediato se decidiu que viagens só vão ocorrer em viaturas que tenham as condições de segurança apropriadas, bem como as análises de processos no SEI passarão por um rigor muito maior. A ideia da “Operação padrão” é ser rigoroso mesmo com a aplicação de leis e regulamentos que regem as atividades do órgão e o trabalho dos seus profissionais.

Em Tocantins, servidores e lideranças do Incra realizaram, na data de 8/4/2024, reunião de repasse de informações, análise de conjuntura e planejamento das ações da semana, no ato local de mobilização, dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, que defende a reestruturação de carreiras. A atividade local foi realizada na Superintendência Regional do Incra/TO, em Palmas, quando os servidores fizeram mobilização na sala de reunião do Gabinete, no período da manhã. Houve debate sobre as impressões acerca da reunião da última quinta-feira. Participaram os servidores representados pela Cnasi-AN, da carreira de Reforma e Desenvolvimento Agrário. Os servidores estão aguardando o avanço das negociações, o lançamento do Programa Prateleira de Terras e o novo Regimento Interno para decidir acerca da “Operação padrão”. Essa semana o presidente do Incra, César Aldrighi, estará na Superintendência Regional e os representantes dos servidores pedirão a palavra para falar à direção nacional da autarquia e aos movimentos sociais que estarão presentes no evento sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais no Estado, além das reivindicações da categoria.

Já no Nordeste do Brasil, servidores e lideranças do Incra no Maranhão realizaram, na data de 8/4/2024, reunião de repasse de informações, análise de conjuntura e planejamento das ações da semana, no ato local de mobilização, dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”. A atividade local foi realizada na Superintendência Regional do Incra/MA, em São Luís, quando os profissionais fizeram uma profunda conversa sobre a expectativa da apresentação de proposta de reestruturação de carreiras, e consequente tabela salarial como anexo, pelo Governo às entidades representativas da categoria. A mobilização no Maranhão ocorreu com parte da comissão de mobilização sobre a possível proposta que será apresentada pelo MGI, atendendo as reivindicações da categoria. O grupo vai tentar ainda esta semana uma articulação política pedindo apoio para a reestruturação de carreiras.

Em Pernambuco, os servidores do Incra lotados em Recife realizaram, na data de 8/4/2024, mais um ato local de mobilização, dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”. Reunidos no pátio do Incra/PE, na capital pernambucana, lugar de grande fluxo do público da Reforma Agrária, nesta décima segunda-feira de mobilização na qual os servidores de Pernambuco se juntaram com a Sede do Incra, em Brasília, e vários estados pelo país numa demonstração de organização pelo fortalecimento do Incra, reestruturação de rarreira , buscando a reposição das perdas salariais. A atividade local focou no repasse de informações do processo de negociação com o Governo, análise de conjuntura e planejamento de ações da semana. Ainda em Pernambuco, mas na Unidade Avançada Especial do Sertão em Petrolina/PE, os servidores, em consonância com as entidades representativas da categoria, mantiveram-se mobilizados e reuniram-se na segunda-feira, dia 8 de abril de 2024, na Salada Cidadania da Unidade, no turno da manhã. Foram passados informes aos servidores acerca da reunião, ocorrida em 3/4/2024, com representante parlamentar da região na qual foi articulado apoio às reivindicações da categoria. Assim, na reunião com o deputado federal Fernando Coelho Filho (União Brasil-PE) foi entregue material composto por modelo de ofício a ser enviado ao MGI e proposta de medida provisória contendo a mudança na estrutura de carreiras, com alteração remuneratória também. Em sequência, foi repercutida reunião promovida pelas entidades representativas dos servidores e representantes da própria autarquia na qual foram passadas informações e discutidas as propostas. Foi destacada a necessidade de as entidades manterem-se convergentes no que é de interesse comum, evitando-se dissenso e fortalecendo o entendimento com a autarquia.

Em Sergipe, a segunda-feira (08/04/2024) foi marcada por mais um ato dos servidores do Incra em busca da reestruturação de suas carreiras. O movimento, iniciado há cerca de dois meses, teve seguimento na data com um novo encontro nas instalações da autarquia e a manutenção do atendimento reduzido ao público. No Estado, os servidores adotaram a chamada “Operação padrão”, que restringe atividades de campo propostas sem o cumprimento de todos os requisitos legais. A postura dos servidores deverá ser mantida até a conclusão das negociações entre as categorias que compõem o Incra e o MGI. Representantes dos servidores também mantêm articulações com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que iniciará sua jornada de lutas em todo o país a partir do próximo dia 15/4/2024. Em Sergipe, vem sendo estudada a possibilidade de um ato conjunto entre servidores e agricultores, para cobrar do Governo maior investimento na autarquia, em suas ações e nas carreiras dos seus servidores.

No Sul do Brasil, na segunda-feira (8/4), na décima semana seguida de mobilização no Estado do Paraná, os servidores do Incra realizaram panfletaço e expuseram as carências e fragilidades da autarquia federal durante a abertura da Oficina Regional de Planejamento Participativo. As oficinas acontecem em todos os estados. Foram convidados para a Oficina os movimentos sociais, parlamentares, organizações da sociedade civil, lideranças quilombolas e de cooperativas. O jornalista Rodrigo Asturian, do Incra/PR, falou em nome de todos os 76 servidores da ativa – dos quais 11 já podem se aposentar – e alertou da urgência de se reestruturar as carreiras. Em 2010, eram 190 servidores no Estado, ou seja, o Incra/PR conta hoje com apenas com 40% da capacidade operacional de 14 anos antes. “Estamos em uma situação calamitosa de redução de orçamento e evasão de pessoal. Nos qualificamos, fazemos pesquisa e apresentamos soluções tecnológicas, como o Sigef e a Plataforma de Governança Territorial. Somos um órgão singular, que exige a presença física de servidores para aplicar créditos”, disse Asturian. O representante do SindPFA/PR, Daniel Simeoni, apresentou as demandas da categoria e reforçou a necessidade de reestruturação das carreiras. A Oficina teve a participação remota do diretor de Gestão Estratégica do Incra, Gustavo Noronha, que destacou o caráter participativo da mesma, com fins à recomposição de pessoal e valorização das carreiras dos servidores. O superintendente do Incra/PR, Nilton Guedes, servidor de carreira, falou sobre o que o Incra pôde fazer em 2023 e os desafios para este ano. Parlamentares - a exemplo do deputado federal Welter (PT-PR) e estaduais, Professor Lemos (PT-PR), Luciana Rafagnin (PT-PR) e Goura (PDT-PR) -, estiveram presentes e manifestaram apoio às demandas dos servidores, assim como os representantes das universidades federais e do MST.

No Rio Grande do Sul, iniciando mais uma semana de mobilização, as servidoras e servidores do Incra e do MDA realizaram a atividade na manhã da segunda-feira (8/4/2024), na sede em Porto Alegre (RS). Como forma de pressionar o Governo, os trabalhadores se mobilizaram pela reestruturação das carreiras, reposição das perdas inflacionárias, fortalecimento do Incra e MDA e promoção de políticas públicas. Na atividade, foi informado aos servidores que com base no que foi definido no Departamento da Agricultura e da Reforma Agrária (DARA), em 2023, a Condsef / Fenadsef defende o cenário dois, de reestruturação das carreiras atuais, apresentado pelo MGI. A mobilização dos servidores do Incra, em todo país, vem influenciando de forma positiva as ações do Governo pelo atendimento das reivindicações. A partir de 8/4/2024, ocorrem diversas reuniões do grupo de trabalho do Incra, em Brasília-DF, para ajustar a proposta, conforme as diretrizes solicitadas pelo MGI. Após a conclusão, a Secretaria Geral da Condsef / Fenadsef irá protocolar a proposta no MGI. Para a secretária-geral do Sindicato, Eleandra Raquel da Silva Koch, esses avanços são frutos da luta da categoria. “Por isso, é muito importante que a nossa mobilização continue e se fortaleça. Apenas isso pode garantir êxito nas nossas reivindicações”, concluiu ela.

Fonte: Cnasi-AN, SindPFA, Sindsep-DF, sindicatos federais, Assincras e Asseras

A Condsef / Fenadsef encaminhou, em 4/4/2024, ofício ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o posicionamento de setor do Incra, da carreira de Reforma e desenvolvimento agrário, sobre os cenários de proposta apresentados no dia 28 de março de 2024.

No documento, a entidade esclarece aos gestores do MGI a defesa da manutenção e reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos de Reforma e Desenvolvimento Agrário, que deve contemplar também a criação de gratificações de qualificação e de localização, além da atualização das tabelas salariais.

A necessidade de envio do documento com explicitação de tal posicionamento ficou claro durante reunião do Departamento de Agricultura e Reforma Agrária (Dara), da Condsef, com lideranças do Incra para eliminar possíveis dúvidas a cerca dos cenários apontado pelo MGI na reunião de trabalho da data de 28 de março de 2024 – que teve também a participação de representantes da Cnasi-Associação Nacional.

O ofício da Condsef na segunda das suas cinco páginas cita textualmente o seguinte: “Análise do Cenário 2: Reestruturação das Carreiras atuais - Manutenção da Carreira de Perito Federal Agrário e do Plano de Carreira dos Cargos de Reforma e Desenvolvimento Agrário, sendo realizado apenas o alongamento da estrutura para 20 níveis e a discussão de novos valores para as tabelas remuneratórias. O Departamento de Agricultura e Reforma Agrária da Condsef / Fenadsef (Dara), posiciona-se favoravelmente a este Cenário e propõe o andamento das discussões acerca da proposta de reestruturação considerando este formato, que deve contemplar também a criação de gratificações de qualificação e de localização.”

Confira AQUI a íntegra do ofício Condsef / Fenadsef 103/2024.

Reunião de trabalho com MGI
Lideranças integrantes das entidades representativas Cnasi-AN, Condsef e Sindsep-DF participaram de Reunião de trabalho / técnica com MGI, na manhã de 28/3/2024, em Brasília/DF, sobre reestruturação de carreiras do Incra.

Durante o encontro, diversas informações foram repassadas e projeções levantadas, com destaque para cenários possíveis no atendimento das reivindicações da categoria, a exemplo do estabelecimento de uma carreira única ou melhorias nas carreiras existentes atualmente no Incra. O grupo fez diversos questionamentos de ordem jurídica e orçamentária. Alguns deles foram respondidos, outros estão em análise para respostas mais fundamentadas, enquanto uma terceira ordem de questionamentos a bancada governamental / técnica do MGI ficou de verificar juntos às assessorias jurídica e orçamentária para responder adequadamente.

Novas reuniões ocorrerão nas próximas semanas pra ampliar o debate e refinamento das opções e cenários expostos pelo MGI e que, na avaliação das entidades, possam atender as reivindicações dos servidores e os anseios da gestão governamental.

Fonte: Condsef e Cnasi-AN

A entrada no terceiro mês de mobilização ocorreu, na data de 1º abril de 2024, com a realização do nono ato nacional pela promoção das políticas públicas, fortalecimento institucional e reestruturação de carreiras dos servidores do Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

A “concorrência amigável” com a mobilização geral dos servidores federais da data de 3/4/2024 pelo reajuste salarial e atendimento das reinvindicações fez com que algumas unidades do Incra não realizassem atos, pois as associações de servidores e sindicatos preferiram reforçar o ato geral.

Por conta disso, o nível e a densidade de mobilização do nono ato nacional variou de unidade para unidade, embora na média tenha havido boa participação de servidores e entidades representativas na atividade. E as ações dos atos locais se devem também à participação dos sindicatos de servidores federais nos estados, em atuação conjunta com as associações dos trabalhadores do Incra - as Assincras e Asseras. Lembrando que a campanha é realizada em parceria com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que é a instância sindical de representação nacional / geral com a qual a CNASI-ASSOCIAÇÃO NACIONAL mantém um histórico de atuação conjunta. Por conta disso, a direção da Condsef enviou orientação aos sindicatos federais nos estados para que se adicionem às ações da campanha juntos com as associações e servidores do Incra. Destaca-se que o SindPFA é parceiro na campanha e mobilizou seus delegados regionais e filiados para se somarem às ações nas unidades do Incra pelo país.

As atividades / atos de 1º de abril de 2024 ocorreram nas unidades de DF, GO, AC, AP, PA (Belém), RO (Porto Velho e UA Ji-Paraná), TO, MA, PE (Recife e UAE Petrolina), SE e PR.

Mais uma vez o perfil da manifestação se manteve diverso, com atos fortes em algumas unidades, médio e outras enquanto uma terceira categoria teve mais atividades de reuniões internas, diálogos e análises de conjuntura, com projeções possíveis e desdobramentos. Houve ainda intensificação das ações de busca de apoio político-parlamentar, divulgação de conteúdos em redes sociais, etc. Já os atos físicos, nas diversas situações, mais uma vez se configuraram a diversidade das atividades do nono ato nacional da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, pois teve local com boa participação de servidores e integrantes de movimentos sociais e parlamentares – com seus assessores. Enquanto que em outros, grupos menores se reuniram para analisar e debater problemas e soluções aos órgãos e políticas públicas. Teve unidade que fez reunião com gestores para expor a pauta da categoria e solicitar apoio e junção de forças para as viabilizar. Alguns fizeram produção de documentos em defesa da pauta da categoria.

A direção da Cnasi-AN, ainda na noite de domingo 31/3/2024, repassou a servidores, lideranças e diretorias de Assincras e Asseras por meio de aplicativos de envio de mensagens artes, textos e orientações sobre as atividades. Houve repasse de links de diversas matérias publicadas no portal da Cnasi-AN com as ações nos estados na atividade anterior – o sétimo ato nacional -, como forma de incentivar e dar visibilidade para as ações da categoria no âmbito local. Houve ainda orientação de usarem as redes sociais para divulgarem documentos, fotos, vídeos, “marcando” pessoas, entidades e órgãos gestores, bem como #INCRAREESTRUTURACAODECARREIRASJA como “Hashtag” – que são palavras-chave ou termos associados a uma informação, tópico ou discussão que se deseja indexar de forma explícita em aplicativos de redes sociais como forma de gerar um engajamento em determinado assunto. A ideia foi de atrelar / vincular conteúdos dos atos pelo país com a citada “Hashtag” e contas de lideranças políticas e gestores nas redes sociais, como forma de gerar uma atenção maior à pauta da categoria.

No Brasil
Em Brasília/DF, a nona edição do ato nacional foi mais leve, com diálogo da categoria em reunião que focou no repasse de informações do processo de negociação com o Governo, análise de conjuntura e planejamento de ações da semana. Em meio ao já tradicional “lanche da mobilização”, e o uso de sistema de som no térreo do edifício Palácio do Desenvolvimento, a Sede nacional do Incra, os servidores e lideranças das entidades envolvidas no processo de mobilização e negociação com o MGI passaram a dialogar, repassar informações, fazer análises e deliberação conjunta – com destaque para a ação nacional do dia 3/4 e a busca por apoio político-parlamentar. Novamente a atividade local ocorre com organização e estrutura do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Distrito Federal (Sindsep-DF) e da Assera/BR.

Em Goiás, os servidores e lideranças do Incra e Sintsep/GO realizaram, na data de 1/4/2024, mais um ato local de mobilização, dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, que defende a reestruturação de carreiras. A ação local realizada na Superintendência Regional do Incra/GO, em Goiânia, focou no repasse de informações do processo de negociação com o governo, análise de conjuntura e planejamento de ações da semana. Assim, na atividade, servidores ativos e aposentados do Incra/GO, com representantes do Sintsep/GO, passaram a manhã mobilizados e atualizando as informações a nível nacional e das carreiras da autarquia. Também foi decidido a participação na mobilização geral de servidores públicos na quarta-feira (3/4), com repasse de convite a toda a categoria. Houve ainda a decisão de realizam um novo encontro, mobilização para a próxima semana, dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”.

No Norte do Brasil, os servidores, lideranças e gestores do Incra no Acre realizaram, na data de 1/4/2024, uma reunião na qual houve repasse de informações sobre o processo de negociação das entidades representativas com o Governo, além de atividades da semana anterior do 2º Encontro Nacional do MDA, Incra, Conab, Anater, Ceagesp e Ceasa Minas, que ocorre em Brasília/DF, de 25 a 28/3. A atividade - realizada na Superintendência Regional do Incra/AC, em Rio Branco -, focou no repasse de informações do processo de negociação, análise de conjuntura e planejamento de ações da semana. No evento, o superintendente do Incra/AC, Márcio Alecio – servidor da casa e que entende muito bem seu funcionamento, deficiências e potencialidades -, repassou aos presentes detalhes, informações e bastidores do 2º Encontro Nacional do MDA. Além dos diálogos que teve com gestores nacionais da autarquia e MDA, bem como com as diretorias da Cnasi-AN e SindPFA no evento em Brasília. Servidores e lideranças fizeram questionamentos, expuseram informações e análises na atividade que se configurou como ato local de mobilização, dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, que defende a reestruturação de carreiras. Ao final, ficou acertado a ampliação das articulações locais e externas, a exemplo da busca de apoio político-parlamentar em defesa da reestruturação de carreiras.

No Amapá, servidores e lideranças aproveitaram a realização de um evento institucional de debate e diálogo da gestão local do Incra com integrantes e representantes de movimentos sociais para interagir, divulgar e buscar apoio à campanha de reestruturação de carreiras. O evento vai ser realizado por três dias. No evento - realizado na própria Superintendência Regional do Incra/AP, em Macapá -, os servidores montaram na entrada duas prateleiras, com cartazes e faixa expondo as fragilidades do órgão e defendendo as pautas da categoria. Assim, na data de 1/4/2024, no Amapá o ato local de mobilização, dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, que defende a reestruturação de carreiras, foi de diálogo e busca de apoio dos movimentos socias para a reestruturação de carreiras.

No Pará, servidores do Incra realizaram, em 1/04/2024, no portão de entrada da Superintendência, em Belém/PA, pela parte da manhã, mais um dia de Mobilização pela reestruturação das carreiras do Instituto, com a presença de aproximadamente 35 servidores. Durante o evento, foi feito o repasse dos informes da Mesa de Negociação do MGI, também foi relatado sobre a reunião ocorrida com o senador Beto Faro (PT-PA), ocorrido no dia 25/03/24, quando o parlamentar se mostrou sensível a reestruturação do órgão e se comprometeu a dar total apoio à luta dos servidores, inclusive, com o encaminhamento da minuta do ofício de parlamentares para o Governo Federal. Em seguida, foi colocado em votação e aprovado na assembleia, o início da “Operação Padrão” no Incra-PA / Nordeste, com sede em Belém. Foi ainda, votado e aprovado pela maioria dos servidores presentes, a elaboração de uma “carta de Intenção de paralisação” que será enviado para a Cnasi-AN e SindPFA, solicitando orientações para os procedimentos a serem adotados.

Em Rondônia, a campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA” em defesa da reestruturação de carreiras mobilizou a base dos servidores do Incra tanto na capital, quanto no interior, na data de 1/4/2024. Isso, porque os servidores realizaram mobilização da campanha em defesa da reestruturação de carreiras na Superintendência Regional na capital Porto Velho e na Unidade Avançada em Ji-Paraná. Na Superintendência Regional, o grupo participante se reuniu em uma das entradas da unidade para repasse de informações, análise de conjuntura e planejamento das ações da semana – a exemplo da mobilização geral dos servidores federais na data de 3/4/2024 pelo reajuste salarial e atendimento das reinvindicações. O grupo ainda planejou mais ações locais até a realização de nova reunião com MGI, em meados de abril. Já na Unidade Avançada do Incra em Ji-Paraná, que tem se tornado uma referência pela manutenção de uma performance invejável com grande frequência de participação nos atos locais, os servidores novamente realizaram ato local dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, na data de 1/4/2024. Os servidores da UA Ji-Paraná se reuniram para dialogar sobre o processo de negociação, repasse de informações, busca de apoio político-parlamentar e ainda planejar ações até a realização de reunião com MGI. Mesmo sendo formada por pequeno grupo de servidores, os profissionais da UA Ji-Paraná têm realizando uma forte mobilização, mantendo as segundas-feiras apenas com atividades internas, sem atendimento presencial. Assim, a sala da cidadania da Unidade Avançada de Ji-Paraná acolhe as petições que chegarem às segundas-feiras e responde a partir do dia seguinte.

Em Tocantins, os servidores e lideranças do Incra realizaram, na data de 1/4/2024, reunião de repasse de informações, análise de conjuntura e planejamento das ações da semana, no ato local de mobilização, dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, que defende a reestruturação de carreiras. A atividade local realizada na Superintendência Regional do Incra/TO, em Palmas, focou no repasse de informações do processo de negociação com o Governo, análise de conjuntura e planejamento de ações da semana. Assim, os servidores estiveram presentes na sala de reunião da Divisão de Desenvolvimento para o ato de mobilização, no período da tarde. Houve debate sobre a operação padrão e se optou por continuar conversando sobre as ações que serão adotadas. Os setores da cartografia e do meio ambiente apresentaram propostas para suas respectivas áreas. Assim, se chegou ao consenso que toda a Superintendência Regional vai aderir a operação padrão unida e num momento futuro. As demais divisões / serviços vão observar suas atividades e verificar quais podem ser incluídas na operação padrão. Participaram servidores de todas divisões. O grupo ainda está analisando a possibilidade de enviar uma comissão a Brasília, por ocasião da próxima etapa de negociações junto ao MGI.

Já no Nordeste do Brasil, no Maranhão, na data de 01/04/2024, houve mais uma segunda-feira de mobilização dos servidores da Superintendência Regional do Incra/MA. A reunião aconteceu no auditório da Superintendência Regional com a presença de servidores e de sete diretores do Sindsep/MA, onde foram passados os informes atualizados e os encaminhamentos feitos pela comissão, acerca da luta pela reestruturação de carreiras. Assim, a reunião teve repasse de informações, análise de conjuntura e planejamento das ações da semana, no ato local de mobilização, dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, que defende a reestruturação de carreiras. Aproveitou-se o momento de mobilização para empossar a nova diretoria da Assincra/MA eleita no dia 21/03/2924, para o biênio 2024 / 2026. O presidente da Assincra/MA é Webert Cantanhede Sobrinho e o vice-presidente é Wilanor Amorim Ferreira. No final do evento, foi servido a todos os presentes um “café da manhã”, em agradecimento ao apoio recebido do Sindsep/MA e principalmente dos “bravos” servidores da ativa e dos aposentados.

Em Pernambuco, pela oitava segunda-feira consecutiva, os servidores e servidoras do Incra, acompanhando a mobilização nacional do setor, realizaram ato público na sede do órgão, em Recife. O objetivo é sensibilizar a sociedade e pressionar o Governo para atender as demandas setoriais. Na segunda (01/04/2024), os servidores e servidoras vestiram um colete preto, em forma de protesto, com as frases: “Incra forte Já!; Em defesa da reforma agrária e da agricultura familiar; e Valorização dos(as) servidores(as)”. Na sede do órgão em Recife, localizada em uma avenida bem movimentada, estão fixadas faixas em defesa do Incra, da reforma agrária e do serviço público como um todo. Ao longo dessas oito semanas, o setor já fez panfletagem nas ruas e também nas redes sociais. “Se depender da nossa mobilização teremos nossas demandas atendidas. Os trabalhadores e trabalhadoras do setor público merecem ser valorizados e a reforma agrária precisa de mais recursos”, lembra o diretor do Sindsep-PE e da Cnasi-AN, o servidor do Incra/PE, Lúcio Siqueira. Os servidores e servidoras do Incra lutam pela reestruturação da carreira, reposição salarial, fortalecimento do órgão, concurso público e retomada das ações pela reforma agrária e pela agricultura familiar no país. O mesmo tom da mobilização é identificado em Petrolina/PE, onde os servidores da Unidade Avançada Especial mantêm forte atividade. Na segunda-feira, dia 1º de abril de 2024, no turno da manhã, servidores da Unidade Avançada Especial do Sertão em Petrolina-PE, marcaram posição dando continuidade à mobilização e acompanhamento da campanha nacional pela reestruturação de carreiras, reuniram-se na Sala da Cidadania da Unidade. Foi informado pela assessoria parlamentar do deputado federal Fernando Filho (União Brasil-PE) que os servidores da Unidade serão recebidos para falar a respeito da reestruturação remuneratória das carreiras do Incra. A reunião está prevista para acontecer no decorrer desta semana, quando serão entregues o modelo de ofício e a minuta de medida provisória contendo a proposta da categoria. Os servidores fizeram uso da palavra para destacar a importância de se manterem mobilizados, ressaltando a necessidade de apoio às diversas ações que estão ocorrendo nas demais superintendências. Foram repassadas informações para os servidores que estavam participando pela primeira vez do ato. Ficou acordado que na quarta-feira seguinte (3/4) os servidores se reuniriam com o chefe da Unidade buscando ampliar o apoio necessário ao alcance dos objetivos.

Em Sergipe, a mobilização cresce e recebe o apoio de gestores locais. Servidores do Incra realizaram na segunda-feira (01/04/2024) um novo ato pela reestruturação das carreiras do Instituto, na capital Aracaju. O ato, que integra a mobilização nacional pelas carreiras, iniciada há cerca de dois meses, contou com a participação do chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra/SE, Douglas Souza, e do superintendente regional da autarquia no estado, André Luiz Milanez. O gestor ressaltou que “está superintendente, mas é servidor”, enfatizou que entende que a reestruturação das carreiras é essencial para o Incra e a execução de suas políticas públicas e reforçou que apoia integralmente a mobilização e a luta dos servidores. Além dos, gestores, um representante do Sintsep/SE também acompanhou o ato da segunda-feira. Em Sergipe, os servidores e servidoras do Incra seguem mantendo a realização de atos semanais para debater a conjuntura e o andamento das negociações com o MGI. Por conta da realização dos atos, o atendimento ao público da autarquia segue restringido às segundas-feiras. No Estado, também segue mantida a chamada “operação padrão”, que vem provocando uma redução nos trabalhos e ações empreendidas em campo. Na quarta-feira (03/04/2024), os servidores e servidoras da autarquia promoverão um novo ato na sede da superintendência sergipana, quando irão se reunir para um debate com uma das lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Estado.

No Sul do Brasil, no Paraná, os servidores do Incra realizaram, na data de 1/4/2024, mais um ato local de mobilização, dentro da campanha “SEGUNDA-FEIRA DE LUTA”, que defende a reestruturação de carreiras. Os mobilizados no Incra/PR aproveitaram a atividade para definir a participação e divulgação da operação padrão no evento de Gestão Participativa que acontece nos estados. Segundo eles, o objetivo é expor o colapso do Incra e mostrar o que se pode fazer com as condições de trabalho atuais, frente as metas ambiciosas do Governo para sensibilização da necessidade de finalizar as negociações para reestruturação das carreiras do Incra. O grupo deliberou fazer panfletagem no dia do evento de gestão participativa para chamar atenção dos parceiros do Incra e também vai intensificar contato parlamentar com o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que ajudou a finalizar a negociação salarial com a PRF.

Fonte: Cnasi-AN, SindPFA, Sindsep-DF, sindicatos federais, Assincras e Asseras

A reunião entre entidades representantes das carreiras do Incra com secretarias do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabeleceu como deliberação conjunta a realização de novos encontros setoriais no órgão gestor, nas próximas semanas, para definir e acordar parâmetros comuns pelas partes, além de nova agenda em 30 dias – quando deverá ser apresentada em definitivo uma proposta completa (texto legal e tabelas).

Durante a reunião - ocorrida em 14 de março de 2024, no MGI, na Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF) -, se tratou de apenas uma única pauta: a reestruturação de carreiras do Incra.

O encontro teve início com esclarecimentos do MGI, do secretário de Relações de Trabalho (SRT), Jose Lopez Feijóo, e do secretário de Gestão de Pessoas (SGP), José Celso Cardoso Jr. Feijóo citou as dificuldades orçamentárias, políticas e técnicas para que MGI apresentasse uma proposta de tabela naquela reunião. Ele citou ainda que o MGI trabalha com 20 níveis, enquanto que para gratificações de qualificação e localidade (uma defesa da categoria do Incra) há possibilidades, mas com definições ainda em processo de análise e construção. Já sobre pessoal de nível médio / intermediário / auxiliar o secretário Feijóo foi enfático em afirmar que o MGI garante a inserção deles na proposta. Sobre aposentados / pensionistas, o secretário disse que MGI vai seguir a lei / legislação que amparou a aposentadoria.

Já José Celso falou sobre a construção e reestruturação de carreiras. Ele citou dificuldades e impedimentos jurídicos, técnicos e políticos em alterações de carreiras que trazem adição de cargos de outros órgãos e repasse de atribuições para uma carreira já existente. Sobre a proposta de reestruturação de carreiras apresentada por Condsef / Cnasi-AN não foram informados sobre dificuldades e impedimentos jurídicos, técnicos, no entanto a próxima etapa seria a construção de argumentos legais da reestruturação e elaboração de tabelas com os parâmetros que MGI vem trabalhando com órgãos assemelhados.

Após falas e debates com lideranças e representantes das entidades / carreiras na mesa, foi encaminhado o seguinte:
1 – reuniões específicas com representantes de cada carreira, para tratar e estabelecer padrões comuns possíveis entre as propostas e diretrizes de Governo / MGI, no prazo de até 30 dias;
2 – definição de nova reunião da mesa setorial em meados de abril de 2024, prevendo apresentação de texto com alterações de reestruturação e tabelas remuneratória;
3 – também o MGI deixou claro na mesa que aplicação de reestruturação de carreiras e seus impactos financeiros (a exemplo de negociações com outros órgãos) será a partir de 2025.

Um relatório da Condsef elaborado com conjunto com a Direção da Cnasi-AN, além de informar o que ocorreu na reunião, fez ainda uma série de observações sobre a conjuntura atual de necessidade e reivindicações dos públicos atendidos pelo Incra, bem como orienta a base de servidores do Incra a manter as mobilizações às segundas-feiras e a busca por apoio político-parlamentar.

Confira AQUI o relatório da Condsef.

Veja AQUI vídeo com alguns esclarecimentos após a reunião com MGI.

Servidores do Incra, MDA e SPU realizaram atividades de mobilização com vigília nas unidades dos órgãos por diversos estados do país, como forma de debater a situação, expor análises de conjuntura dos diversos aspectos, apresentar dados, números e informações.

E a maior mobilização com vigília ocorreu em Brasília, local da reunião entre entidades representantes das carreiras do Incra com secretarias do MGI, quando profissionais do Distrito Federal, Goiás, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia juntaram-se no ato no térreo da sede do ministério, no Bloco C da Esplanada dos Ministérios.

(material atualizado às 14h51min, de 18/03/2024)

Fonte: Cnasi-AN e Condsef