Blog Santa Catarina
Blog Santa Catarina

Blog Santa Catarina (8)

A Assincra/SC comemorou antecipadamente a passagem do Dia do Servidor Público nesta quarta-feira (26/10), reunindo os colegas para desfrutarem de um café da tarde e conferirem a palestra “Reforma da Previdência e Sistema da Dívida Pública: o que nós temos a ver com isso?”, apresentada por Luciano Wolffenbüttel Veras, coordenador geral do SINDPREVS/SC e do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida em Florianópolis. O evento aconteceu no auditório da Superintendência Regional do Incra/SC e contou com a participação de cerca de 30 pessoas.

A direção da Assincra/SC ofereceu aos servidores da Superintendência Regional do Incra em Santa Catarina um café da tarde em homenagem ao seu dia. A confraternização aconteceu no dia 4 de novembro de 2015 após a Assembleia Geral Extraordinária, convocada para deliberação sobre contratação de assessoria jurídica, envio de representante à Plenária Nacional da Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra e MDA (CNASI) e repasse de informes sobre a negociação salarial e instalação de Grupo de Trabalho para proposta de reestruturação da carreira dos servidores do Incra.

Após deliberação em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na última sexta-feira (21/08), pela Associação dos Servidores do Incra (Assincra/SC), servidores da Superintendência de Santa Catarina deram início às paralisações que, a princípio, devem ocorrer toda terça-feira no auditório da SR.

Os quarenta e cinco anos de fundação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), completados nesta quinta-feira, 9 de julho de 2015, não foram motivo de celebração em Santa Catarina. Pelo contrário, os servidores da autarquia, associados à Associação dos Servidores do Incra (Assincra) e ao Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) no estado, fizeram uma paralisação conjunta para manifestar seu descontentamento frente ao descaso com que o governo vem tratando a reforma agrária e as reivindicações dos servidores - que não tem suas carreiras reestruturadas e vêem um rumo incerto para a autarquia.

 

A criatividade entre os integrantes do movimento de paralisação no Incra e MDA está em alta. Em Santa Catarina, por exemplo, houve no dia 21 de maio de 2012 uma atividade de paralisação com servidores vestindo camisas (30 camisas foram confeccionadas) SC_DSC07313_2identificadas com a luta da categoria e distribuição gratuita de alimentos/produtos das cooperativas de assentados do estado. Estiveram presentes quatro lideranças do MST.

 

Na avaliação de integrantes da ASSINCRA e ASSINAGRO o ato foi um sucesso, pois aliou o protesto contra o desmanche do Incra com a mostra do produto do trabalho do órgão e servidores – que muita gente não conhece.

 

De acordo com os organizadores, a adesão alcançou 90 porcento dos servidores, sendo que até os chefes de divisões participaram. Foram confeccionadas camisetas com as seguintes frases: "Contra o Desmanche do INCRA”. “PT: Basta de Omissão". Houve ainda cobertura jornalística das TVs Band e Record.

 

Confira algumas fotos da paralisação em Santa Catarina no link abaixo:

Paralisacao_Incra_SC_21.05.2012.pdf  

 

Fonte: Assincra/SC

Em Santa Catarina não houve paralisação na segunda-feira (14/05), mas o Comitê de Mobilização convocou os servidores a participar dos Atos que acontecerão nos dias 17/05, 21/05 e 04/06. A iniciativa conjunta busca ampliar a pressão sobre o Governo para que atenda o pleito dos servidores.

 

No dia 17/05 – Dia Nacional de Luta com Paralisação – os servidores do INCRA se unirão aos servidores públicos federais em protesto ao descompromisso do Governo com o serviço público federal. Para o Ato do dia 21/05 está sendo organizando uma mobilização em frente ao INCRA, com fornecimento de alimentos produzidos pelo Programa de Reforma Agrária e esclarecimento à sociedade sobre o desmanche do INCRA e a conjuntura em que se encontram os servidores públicos.

 

As articulações estão sendo feitas com as Cooperativas agrícolas da Reforma Agrária, com a mídia local, SINTRAFESC, movimentos sociais, parlamentares, entre outras organizações. No dia 04/06, os servidores do INCRA e MDA participarão de uma Plenária Nacional conjunta para avaliar a proposta que o Governo (MPOG) deve apresentar na mesa de 31/05.

 

Confira abaixo a íntegra do Informativo Nº 2 do Comitê de Mobilização do Incra/SC

Informativo_N_2_-_Comite_de_Mobilizacao_SC.pdf 

 

Fonte: Ascom Cnasi

No dia 25 de abril de 2012, um grupo de servidores em conjunto com as entidades representativas locais - Assincra, Assinagro e Sintrafesc, no período da manhã, passou em todas as salas da Superintendência Regional do INCRA em Santa Catarina e na sala da Delegacia do MDA, 011_2convocando os servidores para paralisaram as atividades e participarem do Ato Público do Dia Nacional de Luta, organizado pelo fórum dos Servidores Públicos em SC.

 

A receptividade dos servidores presentes na Superintendência foi positiva, muitos atenderam ao chamado e paralisaram suas atividades ao longo do dia. No período da tarde, um grupo de servidores participou do Ato Público em conjunto com os demais servidores de outros órgãos no Terminal Central de ônibus, no centro de Florianópolis.

 

Outras participações

 

Os servidores do INCRA/SC também participaram da 3º Marcha dos Catarinenses em conjunto com os movimentos sociais, principalmente do MST, e demais entidades sindicais, ocorrida no dia 17 de abril passado. Já no dia 16/04, foi realizada assembléia conjunta da Assincra eDSC02718_2Assinagro, com a participação de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento Negro, para discutir sobre a situação crítica do INCRA na atualidade, com corte de recursos de custeio, perda de servidores, defasagem salarial e ameaça de redução dos salários.

 

Os movimentos declararam apoio aos servidores do INCRA nas suas reivindicações e, manifestaram a vontade de manterem o diálogo visando o aperfeiçoamento da execução da política de reforma e desenvolvimento agrário no Brasil.

 

Fonte: Ascom Assincra/SC

Os servidores do Incra no Estado de Santa Catarina fizeram diversas deliberações sobre a Política de Reforma Agrária, reestruturação do Instituto e Fassincra, durante o Encontro Estadual da categoria, realizado em 21 de novembro de 2011. Criação do 3º Plano Nacional de Reforma Agrária (III PNRA), participar da reestruturação do Incra e alterações no Fassincra-Saúde.

 

O evento reuniu servidores e lideranças preocupadas com o futuro da reforma agrária, do órgão federal executor de tal política (o Incra) e de seus agentes / funcionários.

 

O diretor da Cnasi, Decio Monteiro, falou aos presentes sobre a negociação remunerativa com o governo, bem como da construção (por parte da direção do Incra ) de plano de reestruturação do órgão.

 

Cleuza Carneiro, conselheira da Fassincra, esclareceu e tirou dúvidas dos participantes do evento quanto à situação da Fundação e quais são os próximos passos necessários para fortalecê-la.

 

Confira abaixo a íntegra da ata com detalhamento do evento e suas deliberações:

Ata_encontro_SC_21.11.2011.pdf

 

Fonte: Ascom Cnasi

Blogs das Regionais