Blogs

Servidores de Goiás em assembleia, decidem manter a greve por tempo indeterminado

Por 71 votos a 08, os servidores do Incra em Goiás decidiram manter a greve por tempo indeterminado. A assembléia foi realizada na manhã de ontem (10), na sede da Assincra Goiás.

Nova assembléia deverá ser realizada na próxima quinta-feira ou a qualquer momento, dependendo dos resultados das reuniões anunciadas com a direção do Incra e MDA e das deliberações da plenária do Condsef, que ocorrerão no decorrer da semana. 

Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Bahia (Incra-BA) decidiram, em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (10), pela continuidade da paralisação por tempo indeterminado. Os trabalhadores da autarquia rejeitaram duas propostas de reajuste apresentadas pelo governo federal no final de agosto. De acordo com o Comando de Greve da categoria, o porcentual oferecido incidia quase exclusivamente sobre as gratificações. Dessa maneira, os índices não beneficiariam os aposentados e pensionistas. Os grevistas consideraram que as propostas mantinham a remuneração dos servidores ativos atrelada a avaliações institucionais, o que geraria prejuízos, já que a instituição sofre contingenciamentos orçamentários que dificultam o alcance das metas.

No dia 07 de setembro, servidores federais em greve do INCRA, UFT e IFTO participaram da Marcha Nacional contra a Corrupção, organizada pelo movimento "Dia do Basta" nas redes sociais.

http://incratocantins.wordpress.com/2012/09/08/passeata-contra-a-corrupcao-na-praca-dos-girassois-marca-o-dia-7-de-setembro-em-palmas/

dia-do-basta-e-servidores-em-greve-cc3b3pia

RELATÓRIO Nº 23 DAS ATIVIDADES DO COMANDO DE GREVE INCRA

06/09/12

ASSINAGRO, CNASI, ASSERA, RJ, MG, RS

PAUTA:

1-      INFORMES;

2-      REUNIÃO COM GUEDES;

3-      PLENÁRIA SETORIAL DOS SERVIDORES DO INCRA.

 

1-  CONDSEF deu retorno da reunião que teve ontem com Sérgio Mendonça (MPOG) e este informou que a reabertura de negociações com o INCRA depende de decisão superior e que se for autorizado reabre diálogo e que apenas discute sobre o corte de ponto com as categorias que já saíram da greve. Apesar disso CONDSEF continua insistindo em negociar a reposição de dias parados das categorias como um todo, incluindo o INCRA;

- SR-11 (RS) está articulando uma conversa com o presidente da Comissão mista do orçamento (Dep. Paulo Pimenta) para solicitar apoio para emenda que está sendo construída junto ao relator do orçamento (Dep. Romero Jucá);

- Deputado Bohn Gass está tentando conversar com governo para reabertura das negociações, informou que Presidente do INCRA receberia o comando de greve ainda hoje, porém esta reunião foi desmarcada.

 

2-  O Comando definiu que a reunião com Presidente do INCRA será para discutir a reabertura as negociações. Ao final da tarde o gabinete informou que reunião foi desmarcada, pois presidente do INCRA irá primeiramente se reunir com Ministro Pepe Vargas para discutir os pontos do ofício que enviamos ontem ao ministro para depois se reunir conosco e que segunda-feira irá marcar a reunião;

- No período de 11 a 13/09 haverá reunião dos superintendentes em Brasília;

-A emenda parlamentar está sendo elaborada  e terá como proposta salarial a contraproposta apresentada pelo Comando (80% da tabela que reivindicamos inicialmente)

 

3-      O Comando solicita que as SR´s realizem Segunda-feira (10/09) uma assembleia para análise da conjuntura da negociação com governo e do movimento grevista e, que seja eleito/a um/a delegado/a por SR para vir participar de plenária setorial dos servidores do INCRA que será realizada em breve (estamos aguardando resposta da CONDSEF segunda-feira) mas devido à urgência de sua realização já devemos ter a eleição nas SR´s.

Obs: ressaltamos a necessidade de atenção ao devido trâmite legal, ou seja, a confecção de atas acompanhadas das respectivas listas de presença, assim como a recomendação de eleição de representante com perfil adequado a este tipo de instância deliberativa ;

Os servidores do Incra em Santarém decidiram fazer uma "semana de esforço concentrado", com o fechamentos dos portões durante toda a semana tanto na Superintendência como no programa Terra Legal. As garagens já estão fechadas há semanas. A atividade é uma reação aos fura-greves de outros estados que já começam a chegar na superintendência.

 

kowaric_staNa manhã desta quinta, 5 de setembro, chegou à Superintendência o novo superintendente "interino", Roberto Kowarick, que foi recepcionado pelos servidores na calçada e não respondeu às perguntas se iria encaminhar o corte de salários dos grevistas e se iria pedir a reintegração do posse do prédio. Depois disso, foi embora e disse que só volta na próxima quarta-feira.

 

No local estiveram presentes jornalistas da maior rádio local (Rural) e a Globo local. Durante a entrevista do novo superintendente à TV, os servidores sacaram “cartão vermelho” para o descaso do governo para com os servidores e a Reforma Agrária.

 

O comando local informou que continua em greve, que os servidores estão mobilizados, com prédios fechados e panos pretos na janela. Nesta sexta-feira (6/9) haverá ato-show com artistas locais!

 

Fonte: Comando local de greve

O Comando Nacional de Greve solicitou, nesta quarta-feira (5), uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, a fim de retomar as discussões sobre a pauta de reivindicações do movimento, que visam o fortalecimento do ministério e do Incra. Os principais itens a serem tratados são a reestruturação das carreiras dos dois órgãos, além da recomposição salarial. O Comando aguarda apenas a confirmação da data e horário da reunião por parte do gabinete do ministro.

Acesse abaixo o ofício de solicitação da audiência.

doc_oficio_comando_grve_n12_cnasi.jpg 

 

A Assincra Sergipe, encaminha em anexo a nota conjunta elaborada pela Assincra/Assinagro de Sergipe. Após três anos de inatividade, consequência do pós greve de 2007, a Assincra/SE foi refundada, com eleição e posse da nova diretoria. Desde então foi retomado o trabalho e as assembleias, com isto, foi deliberado nos dias três e quatro de setembro, a referida nota conjunta. Segundo a direção da entidade, as poucos a Assincra/SE vai retomando a proatividade que sempre foi uma característica da superintendência.

Acesse abaixo a íntegra da nota conjunta:

Nota__Conjunta__ASSINCRA_ASSINAGRO_Sergipe.pdf 

RELATÓRIO  Nº 22 DAS ATIVIDADES DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DOS SERVIDORES DO INCRA– 05/09/12

CNASI, ASSINAGRO, ASSEMDA, ASSERA, RS, MG, GO, RJ.

PAUTA:

1-      INFORMES;

2-      BALANÇO DA GREVE;

3-      ENCAMINHAMENTOS.

 

1-      OS CONTATOS PARLAMENTARES CONTINUAM E DEP. BOHN GASS FICOU DE ENTRAR EM CONTATO COM MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA PARA TENTAR MARCAR REUNIÃO DO MINISTRO COM COMANDO E DEP. FICOU DE DAR RETORNO AINDA HOJE PARA COMANDO. PORÉM ATÉ O MOMENTO AINDA NÃO OBTIVEMOS RESPOSTA.

 2-      OS PRESENTES FIZERAM ALGUMAS ANÁLISES DA SITUAÇÃO ATUAL DA GREVE E QUE A REALIZAÇÃO DE PLENÁRIA NACIONAL DOS SERVIDORES DO INCRA VIA CONDSEF DEVERÁ SER REALIZADA O QUANTO ANTES. FOI PONDERADO QUE AS SAÍDAS DA GREVE DE FORMA INDIVIUALIZADAS DAS SR´S CONTRIBUEM PARA O ENFRAQUECIMENTO DO MOVIMENTO E, APESAR DE REGIMENTALMENTE OS PERITOS FEDERAIS AGRÁRIOS TEREM AUTONOMIA EM SUAS DECISÕES EM ASSEMBLÉIA NACIONAL, SUGERIMOS QUE AS DECISÕES NAS SR´S SEJAM FEITAS DE FORMA CONJUNTA.

 3-      ENCAMINHAMENTOS:

 -ENVIAR OFÍCIO AO MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SOLICITANDO AUDIÊNCIA A SER PROTOCOLADO AINDA HOJE;

- FINALIZAR A ELABORAÇÃO DE EMENDA PARLAMENTAR AMANHÃ (06/09);

-ENTRAR EM CONTATO COM CONDSEF PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE A REUNIÃO QUE ESTAVA AGENDADA ENTRE CONDSEF E MPOG HOJE ÀS 16H;

  

COMANDO DE GREVE

Segue, a "CARTA DOS SERVIDORES DO INCRA AO POVO BRASILEIRO" , escrita pelo nosso colega Geraldino Gustavo Teixeira, Perito Federal Agrário no INCRA do Tocantins, com contribuições de outros servidores. A intenção é que a sociedade conscientize-se sobre qual é a verdadeira parcela da população com que o Governo Dilma está preocupado, bem como os motivos das nossas reivindicações e posicionamentos diante das propostas manipuladoras deste Governo.

Clique aqui: "CARTA DOS SERVIDORES DO INCRA AO POVO BRASILEIRO"

Página 6 de 32

Blogs das Regionais

Links Úteis

sindsepdfasseraincracutfassincracnasi_lutas