Blogs
Os servidores do Incra em Rondônia aderiram, a partir desta segunda-feira (3/5), à greve deflagrada pela sede do órgão, em Brasília, desde o dia 29 de abril. As principais reivindicações são: Isonomia e reestruturação do plano de carreira dos servidores, reabertura das negociações junto ao Ministério do Planejamento e fortalecimento da instituição.

 

O comando de greve explicou que a tabela salarial do órgão é uma das menores do serviço público federal, além de não ter a atenção do Ministério do Planejamento para a reformulação do plano de carreira dos servidores. "Dia após dia vemos a instituição sendo enfraquecida de diversas formas: já perdemos cerca de 30% dos servidores que entraram nos últimos concursos porque encontraram melhores condições de trabalho e valorização da carreira em outros órgãos; vários estão se aposentando e dezenas de outros foram cedidos para o programa Terra Legal", explicou a presidente da Associação dos Servidores do Incra em Rondônia (Assincra/RO), Socorro Valério, preocupada com a ausência de valorização da carreira e recomposição da força de trabalho.

Segundo ela, essa política de enfraquecimento da carreira na área agrária tem reflexos em toda a sociedade, já que o órgão tem importante função na agricultura familiar e ordenamento fundiário do país.

A dinâmica da greve foi discutida com o superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, e demais chefes de divisões, "para que o movimento ocorra de uma forma muito civilizada e tenha o êxito necessário", explicou o integrante do comando de greve, Dermeval Silva.

Valverde

rondonia_greve_inicio_valverdeO deputado federal Eduardo Valverde (PT/RO) participou do café da manhã de abertura da greve e manifestou seu apoio aos servidores. "É fundamental nesse momento unificar o movimento com o Ibama, ICMBio e Serviço Florestal Brasileiro (SFB)", ressaltou.

O deputado participará das reuniões agendadas com o Ministério do Planejamento nessa semana e afirmou que retorna na quinta-feira para falar aos servidores sobre o andamento das negociações.

Servidores da Superintendência Regional do Incra em Belém decidiram, em assembléia-geral, na manhã desta quinta-feira (6/5), deflagrar greve por tempo indeterminado na autarquia a partir da segunda-feira (10). É a segunda superintendência a decretar greve em resposta ao não atendimento, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) das reivindicações nacionais de isonomia salarial entre carreiras de nível superior, reajuste salarial proporcional para as de nível intermediário e auxiliar e reestruturação das carreiras do Incra.

 

Minas Gerais foi a primeira a decretar greve, na tarde desta quarta-feira (5/6), logo após o insucesso das negociações em Brasília. A regional de Belém havia aderido ao movimento nacional dos servidores do Incra desde a segunda (3/5), com uma paralisação de três dias.

Com a adesão das superintendências de Belém e de Minas, agora são 10 o número de unidades do Incra em greve – Sede e Superintendência Regional para o Distrito Federal em Entorno, localizadas em Brasília, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Rondônia e Rio Grande do Norte.

Portões abertos

A adesão majoritária dos servidores do Incra Belém à paralisação realizada de 3 a 5/05, de não fechar os portões da sede, levou o comando de greve a continuar com a experiência, para demonstrar ainda mais a força do movimento.

Um artigo produzido por Marcelo Brandão Teixeira aborda as oportunidades de debater a democratização de acesso à terra no Brasil criadas pelo Seminário Nacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Sustentável, realizado em Brasília (DF), de 30/11 a 2 de dezembro de 2010.

foto_marcelo-esMarcelo, que é presidente da Associação dos Servidores do Incra/ES (Assincra/ES) e membro da Direção da Confederação Nacional das Associações de Servidores do Incra (CNASI), apresentou seus pontos de vista acerca do evento, tecendo críticas e comentários aos assuntos e pessoas presente (e ausentes). Quem desejar manter contato com o autor do artigo pode fazê-lo no e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Confira a íntegra do artigo no link abaixo

Página 33 de 33

Blogs das Regionais

Links Úteis

sindsepdfasseraincracutfassincracnasi_lutas