Ter, 11 de Agosto de 2020 14:13

ASSINCRA/RJ EMITE NOTA SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA O ACAMPAMENTO EMILIANO ZAPATA, EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

Escrito por  Associação dos Servidores do Incra no Rio de Janeiro
Classifique este artigo
(0 votos)

A Associação dos Servidores do Incra no Rio de Janeiro (Assincra/RJ) emitiu nota na qual se posiciona em relação a escalada de violência no acampamento Emiliano Zapata, localizado no município de São Pedro da Aldeia (RJ), que no dia 8 de julho de 2020 culminou com o assassinato do trabalhador rural Carlos Augusto Gomes, conhecido como Mineiro.

 

O trágico assassinato de Mineiro, segundo a nota, vem após longo histórico de ameaças, intimidações e violências praticadas pelo pretenso proprietário da Fazenda Negreiros contra as famílias acampadas. "Esse assassinato reflete o ciclo de violência alimentado pela injusta estrutura agrária do Brasil, onde 1% dos proprietários concentram 47,6% das terras, de acordo como o Censo Agropecuário divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE em 2019", destaca a nota da Assincra/RJ.

 

O caso do assassinato de Mineiro também foi tema de uma videoconferência organizada pelo Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo (NMSPP – CPDA/UFRRJ).

 

Acesse AQUI a nota da Assincra/RJ.

 

Fonte: Cnasi-AN

Última modificação em Ter, 11 de Agosto de 2020 14:20

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Blogs das Regionais