Quarta, 27 Julho 2011 18:13

CONSELHO DELIBERATIVO DA FASSINCRA APROVA REESTRUTURAÇÃO DE PLANO, DESCONSIDERANDO DECISÃO DE PLENÁRIA NACIONAL DE SERVIDORES PELA RECUSA

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

O Conselho Deliberativo da Fundação Assistencial dos Servidores do Incra (Fassincra) aprovou, com voto de minerva/desempate, nesta terça-feira (26/7), a proposta de reestruturação do Plano Fassincra-Saúde, contrariandoIMG_2161_3 a decisão dos representantes de 21 superintendências regionais do Incra pela recusa, já que traria muito mais prejuízo (pelo aumento dos valores das contribuições) aos cerca de 20 mil beneficiários – entre ativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes. A votação foi seis a seis, sendo desempatada pelo voto de qualidade/minerva do presidente do Conselho, Derly Gil Darós.

 

Estes representantes de superintendências estavam em Brasília para participar, nos dias 25 e 26, da Plenária Nacional dos Servidores do Incra que teve como objetivo discutir os prós e contra da proposta de reestruturação do Plano Fassincra-Saúde, além de outros temas relativos ao fortalecimento da autarquia. Entre as decisões desta Plenária estavam a recusa da proposta de reestruturação do Plano Fassincra-Saúde, da forma que ela foi apresentada pela direção da Fassincra. Os representantes de estados, convocados pela Cnasi e Assinagro (que dividiram a presidência conjunta dos trabalhos da Plenária), decidiram ainda estender o prazo de aplicação de reestruturação por 60 dias, período no qual outra proposta seria construída, levando se em conta as diversas contribuições dos servidores espalhados por todo o País – com destaque para as da Bahia, Pernambuco e Brasília.   

 

Com a decisão do Conselho, embora abranja apenas um período curto de 60 dias para avaliação dos resultados, todos os ensaios feitos por grupos de servidores no estados (com apoio e coordenação das associações locais), bem como as propostas pontuais apresentadas na Plenária foram descartadas.

 

Durante o segundo dia da Plenária Nacional dos Servidores do Incra, também nesta terça-feira (26/5), a direção da Cnasi foi autorizada a procurar alternativas ao Plano Fassincra-Saúde.

 

Votação

 

O palco da votação – realizada durante a Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fassincra, ocorrida na Sede da Fundação, em Brasília, por toda esta terça-feira (26/7) –, foi descrito por alguns conselheiros como deprimente, já que tratamentos desrespeitosos ocorreram em diversos momentos – isto inclusive foi registrado em ata.

 

Nova reunião do Conselho Deliberativo da Fassincra foi previamente agendada para os dias 21 e 22 de setembro de 2011, quando os resultados desta decisão serão apreciados, bem como a da proposta de devolver ao Incra o Centro de Treinamento e Lazer (CTL), sob a posse e uso da Fundação há alguns anos.

 

Confira abaixo a íntegra da ata da Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fassincra, de 26.07.2011

Ata_FASSINCRA_aprova_reestruturacao_2011.pdf

 

Conselho

 

IMG_2193_3O Conselho Deliberativo da Fassincra é formado por 12 conselheiros, representando estados e regiões diversas do País. A escolha dos conselheiros é feita pelos servidores, durante assembléia local, mediante solicitação da Cnasi e em resposta à demanda da Fassincra, que informa à Confederação a quantidade a ser substituída e de quais regiões devem sair os novos integrantes.  

 

Assim, as associações de servidores repassam os nomes dos escolhidos à Cnasi, que insere os mesmos em ofício, encaminhado à direção da Fassincra informando que aqueles descritos no documento são os novos integrantes do Conselho Deliberativo da Fundação. Essa troca é feita a cada dois anos, com a metade (seis) do número dos conselheiros, que tem mandato de quatro anos.

 

Fonte: Ascom Cnasi

Ler 3845 vezes Última modificação em Terça, 23 Agosto 2011 19:46