Qua, 08 de Junho de 2016 20:55

Servidores do Incra Belém elegem lista tríplice para cargo de superintendente regional

Escrito por  Associação dos Servidores do Incra no Pará
Classifique este artigo
(0 votos)
Servidores do Incra em Belém fazem eleição para escolha do novo superintendente da autarquia Servidores do Incra em Belém fazem eleição para escolha do novo superintendente da autarquia Herbert Marcus

Em eleição realizada na manhã desta quarta-feira (08/06), os servidores da Superintendência Regional do Incra no Pará (SR-01) escolheram três nomes do quadro de pessoal da autarquia fundiária para compor lista de candidatos ao cargo de superintendente com atuação na região Nordeste paraense. José Belmiro Abucater, Santana Tavares e Blunio Bernardo foram os servidores de carreira mais votados para a lista tríplice que será entregue, nesta quinta-feira (09), em Brasília, ao presidente nacional do Incra, Leonardo Goés, por representantes da Associação de Servidores do Incra de Belém (Assincra) e da Confederação Nacional de Associação dos Servidores do Incra (Cnasi).

A eleição foi organizada pela Assincra Belém com base no Decreto N.º 3.135/99, assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que determina a escolha do superintendente regional a partir de uma lista tríplice composta por servidores do quadro efetivo do Incra, com base em seleção interna fundamentada no mérito profissional.

Atualmente a SR-01 conta com 200 servidores ativos permanentes e 172 em exercício efetivo. Destes, 107 servidores foram as urnas, o que representa 62% de participação. Dos cinco candidatos em disputa, José Abucater, atual Ouvidor Agrário na SR-01, obteve 43 votos, ficando em 1º lugar com quase 41 % dos votos válidos; já a Perita Federal Agrária, engenheira agrônoma Santana Tavares, lotada na Divisão de Obtenção, recebeu 26 votos (24,8%) e Blunio Bernardo, também PFA em exercício na Divisão de Obtenção ficou em terceiro lugar com 19 votos (18%).
 
Manifestações de apoio
 
O Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), que ocupava a sede da SR-01 em Belém desde o dia 01 de junho, para reivindicar a criação de projetos de assentamentos em áreas ocupadas por famílias ligadas ao movimento, manifestou apoio ao pleito dos servidores. Durante a ocupação, os agricultores puderam acompanhar os dois turnos da eleição realizada pela Assincra. Lideranças da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (Fetagri-PA) também manifestaram apoio ao processo democrático de escolha do superintendente. Na quinta-feira (09), a  Fetagri, junto com o Movimento dos Sem-Terra (MST) participarão de atos públicos em Belém, que devem se encerrar na superintendência regional do Incra com um manifesto em defesa da reforma agrária.
 
 
Última modificação em Sex, 23 de Setembro de 2016 16:35

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Blogs das Regionais

Links Úteis

sindsepdfasseraincracutfassincracnasi_lutas