Quarta, 16 Março 2011 22:33

CNASI LANÇA CAMPANHA DE FORTALECIMENTO DO INCRA

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Incra_Forte_baixaComo forma de combater as propostas de desestruturação do INCRA e arregimentar a participação de servidores da autarquia, integrantes de movimentos sociais e entidades defensoras da democratização de acesso à terra a direção da  Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi) lançou nesta quarta-feira (16/3), uma campanha de fortalecimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

 

 

A decisão foi tomada devido à grande quantidade de informações não oficiais sobre a avançado estágio do projeto de desestruturação do INCRA, sob a tutela da Secretaria Geral da Presidência da República. Segundo relatos confirmados pelo próprio ministro desta pasta, Gilberto Carvalho, ao jornal “O Estado de São Paulo”, na segunda-feira (14/3) uma mudança (possivelmente radical) na estrutura do INCRA está sendo realizada.

 

Novas informações desta terça e quarta-feira apontam que alguns programas do INCRA já estariam confirmados como fora de sua estrutura e alçada, entre os quais o crédito, que seria passado para o Ministério das Cidades. Há outros relatos que apontam que o Pronera iria para o Ministério da Educação, a regularização de comunidades quilombolas iria para a Seppir, construção de estradas e pontes para o Dnit, a regularização fundiária para o MDA/Terra legal, definitivamente.

 

A direção da Cnasi está tentando ser inserida neste contexto de reformulação para contribuir e defender as atribuições do INCRA, mas o acesso ao grupo que elabora o programa não está sendo permitido. Integrantes da direção de movimentos sociais foram procurados pela Cnasi e negaram estar participando de qualquer reformulação. Eles adiantaram que se forem participar de tal grupo só o farão se as representações dos servidores do INCRA, bem como de outras entidades ligada à questão, estiverem incorporadas nas discussões.

 

A campanha - representada por uma marca arredondada, a logo do INCRA em forma de coração e a frase “INCRA FORTE JÁ” -, será amplamente divulgada, juntamente com conteúdos e documentos que fazem a defesa da autarquia e suas atribuições básicas, como a realização da reforma agrária e regularização fundiária, entre outras.

 

A marca segue a lógica da programação visual usada na campanha “Isonomia e Reestruturação JÁ”, lançada no início de 2010, como forma de manter uma unidade e identidade de logomarca já conhecida e amplamente divulgada juntos aos servidores e entidades parceiras.

 

As associações de servidores do INCRA devem fazer parecerias locais, com sindicatos e entidades parceiras, para imprimir as marcas, principalmente em forma de botons/adesivos, e assim divulgarem seus posicionamentos alinhados a esta campanha. Os servidores do INCRA em Goiás se anteciparam e farão – por meio de uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do Estado de Goiás (Sintsep) e o deputado Mauro Rubem –, um evento para promover o fortalecimento da autarquia. Será na tarde do dia 25 deste mês, em Goiânia, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Essa marca da campanha “INCRA Forte JÁ” será utilizada. A direção da Cnasi vai participar do evento. (Material atualizado às 10:17h, de 17.03.2011)

 

Abaixo segue a marca em PDF e mais resolução.

Incra_Forte.pdf

 

Fonte: Ascom Cnasi

Ler 4537 vezes Última modificação em Segunda, 11 Abril 2011 21:36