DIREÇÃO DA CNASI HOMENAGEIA DOM TOMÁS BALDUINO

A Cnasi, por meio da Direção Nacional, vem a público expressar sua admiração e respeito pelo cidadão Dom Tomás Balduino, bispo emérito da cidade de Goiás (GO) e fundador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), um gigante defensor da Reforma Agrária que viveu sua vida em plenitude e em comunhão com a causa dos pobres da terra.

 

Dom Tomás Balduino - que faleceu em Goiânia (GO), em decorrência de uma trombo embolia pulmonar, às 23h30 do dia 2 de maio de 2014 -,sempre foi um grande exemplo de luta em defesa dos direitos dos pobres da terra, dos indígenas, das demais comunidades tradicionais, e por justiça social. Nem mesmo com a saúde debilitada e internado no hospital ele convite dom Tomazdeixava de se preocupar com a questão da terra e pedia, em conversas, para saber o que estava acontecendo no mundo.

 

Em diversas oportunidades, nas últimas décadas, a Cnasi e Dom Tomás Balduino estiveram lutando juntos por mais cidadania no meio rural e pela Reforma Agrária. O bispo era visto pelos servidores do Incra como um exemplo de dedicação à causa da Reforma Agrária a ser seguido e valorizado. A Cnasi está de luto em homenagem a esse grande cidadão, Dom Tomás Balduino.

 

"Tomás é sertão"

O sertão e suas armadilhas.O sertão e suas infinitas contradições.Tomás é sertão onde se dobram os ventos de Goiás e Minas,onde nascem águas nessa infinita geografia que alimenta nossas esperanças. Calou-se a voz de Tomás Balduíno. Permanecerá sua palavra.Tomás é sertão: "gesto de fé nessa gente que não se dobra." Por Pedro Tierra - 3 de maio de 2014

 

Missa de Sétimo Dia

 

Em homenagem ao ilustre Dom Tomás Balduino a Direção Nacional da Cnasi solicita às diretorias das Assincras e Asseras que promovam a participação dos servidores do Incra na missa de "Sétimo Dia", que ocorrerá em todos os estados e diversas cidades pelo país.

 

A título de referência, em Brasília, a missa de Sétimo Dia de Dom Tomás Balduíno será realizada no dia 9 de maio de 2014, às 19 horas, na sede da CNBB (SE/Sul Quadra 801 conj. B).

 

Acesse AQUI mais informações sobre Dom Tomás Balduíno.

 

Fonte: Cnasi