EVENTO EM TOCANTINS DEFENDE FIM DA TERCEIRIZAÇÃO, VALORIZAÇÃO DE SERVIDORES E FORTALECIMENTO DO INCRA

Os servidores do Incra em Tocantins participaram no início do mês, na capital Palmas, de reunião na qual se tratou temas de interesse da categoria no estado. Entre os temas estavam: Plenária Setorial do Incra;  Plano  Estratégico  de  Lutas;  Parecer  da  CGU/TO  sobre aposentadoria; Plenária Nacional da CONDSEF; encaminhamento dos PADs e casos de assédio moral.

  

Durante o evento – que foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Tocantins (Sindsep/TO) no dia oito de abril de 2012 e teve a participação de dezenas de servidores da autarquia –, foi discutida a necessidade dos servidores da ativa de se aproximarem dos aposentados e pensionistas, chamando-os para fortalecer a luta, inclusive por conta das ameaças que existem, a exemplo dos pareceres da CGU/TO, que é  contrário  a  reajustes  nos pontos da GDARA para este grupo.

 

Ficou definido no plano estratégico do evento, o seguinte: lutar pela gratificação de qualificação; apoiar a melhoria da tabela remunerativa,  reduzindo  suas  distorções;    incorporar  as gratificações ao salário base; combater o assédio moral; resgatar, no contexto da luta por melhorias na remuneração e carreira, a defesa da Reforma Agrária e do  trabalhador  rural;  defesa  do  concurso  público  como  forma  legítima  de  servir  ao Estado,  em  face  da  expansão  da  terceirização  ilícita;  lutar  pela  melhoria  do  vale alimentação.

 

Terceirização

 

Segundo dados apresentados no evento, o quantitativo de terceirizados em nível nacional no Incra ultrapassa 2,2 mil (números de 2012),  o  que  por  si  só  já  transparece  um  quantitativo  abusivo. Em termos comparativo, com o montante gasto com os 60 postos terceirizados mais  caros  seria  possível  admitir  139  servidores concursados de nível  médio ou 91 de nível superior. Isso revela que a opção pela terceirização não se refere a uma questão de custo, mas sim uma preferência para beneficiar apadrinhados.

 

Confira abaixo a íntegra da ata e fotos do evento.

ATA_de_Reunio_INCRA_TO__SINTSEP-TO_08_DE_ABRIL_2013.pdf  

TO_reuniao.jpg 

Fonte: Ascom Cnasi