MPOG CANCELA REUNIÃO COM INCRA E MDA, PREVISTA PARA DIA 24 DE JULHO DE 2012

De forma unilateral o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – por meio da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) –, cancelou a reunião prevista para as 18h desta quarta-feira (24/7), quando seria tratada a pauta específica dos servidores do Incra e MDA. Também foram canceladas todas as outras reuniões programadas para esta semana, entre as categorias da base da Condsef. Foram canceladas as reuniões dos seguintes órgãos: Dnocs, Cultura, Inmetro, Instituto Evandro Chagas, INPI, HFA e Imprensa Nacional. Novas reuniões não possuem data para acontecer, segundo a Condsef.

 

Segundo análises feitas por servidores experientes em negociação o adiamento da reunião ocorreu pelo fato de o governo ainda não ter definido exatamente o volume de aumento salarial para as carreiras em greve, ou mesmo se haveria algum aumento. Novas reuniões seriam realizadas somente na próxima semana, possivelmente no dia 31 de julho de 2012 (data que o próprio MPOG se impôs para apresentar alguma proposta), para informar qual seria o percentual de reajuste e quais as carreiras.

 

Em reunião, no dia 18 de julho, realizada com 31 entidades nacionais de representação de funcionários públicos a Secretaria de Relações do Trabalho informou que fez uma projeção de reajuste para os servidores que integram o PGPE (o MDA está nesta), a CPST e carreiras correlatas (incluindo o Incra) no valor de R$ 10 bilhões, usando como base para cálculo a tabela da Lei 12.277/10 para o nível superior e as tabelas do INEP/FNDE para os níveis intermediário e auxiliar. As quatro última reuniões com os servidores do Incra e MDA não produziram nada.

 

Greve intensificada

 

Diante da constante falta de definição do MPOG, o Comando Nacional de Greve no Incra e MDA reafirma que o movimento de greve na autarquia e no ministério deve ser intensificado, pois somente assim o atendimento das reivindicações pode ocorrer.

 

O apoio de parlamentares e lideranças políticas, a pressão das entidades representativas, as denúncias na imprensa, manifestações diversas, entre outras atividades realizadas pelos servidores do Incra e MDA em todo o País devem ser ampliadas, a fim de que o governo abra realmente um canal de negociação efetivo com os profissionais da autarquia e do ministério. Exemplo de manifestação são as doações de toneladas de alimentos produzidos nos assentamentos de reforma agrária e na agricultura familiar, que serão realizadas nesta quarta-feira (25/7), em todo o Brasil.

 

Calendário

 

Para fortalecer o cenário de mobilização dos servidores em todo o Brasil, a Condsef já apontou mais um calendário de atividades com o objetivo de fortalecer a greve e unidade dos servidores. O calendário deve ser discutido com o Fórum Nacional de Entidades que compõem a Campanha Salarial 2012 para que as ações sejam integradas e unificadas por todas as categorias em greve.

 

Um Dia Nacional de Lutas com atividades nos estados deve acontecer no dia 31 de julho de 2012, provável data apontada pelo Ministério do Planejamento para apresentar propostas concretas para a maioria dos servidores do Executivo. A Condsef e suas filiadas também vão participar das atividades convocadas pela CUT, CTB e CSP-Conlutas no dia 2 de agosto. A Confederação também prevê a realização de mais uma marcha a Brasília, no dia 9 de agosto. Todas as ações visam o fortalecimento da greve e aumento da pressão na busca por avanços significativos nos processos de negociação com o governo. Também no dia 9 de agosto a Condsef realiza mais uma reunião do CDE e outra plenária nacional da entidade será convocada para o dia 10 de agosto, no Clube dos Previdenciários, em Brasília.

 

Fonte: Ascom do Comando Nacional de Greve no Incra e MDA