CENTENAS DE SERVIDORES DO INCRA E MDA PARTICIPAM DA MARCHA A BRASÍLIA

Centenas de servidores do Incra e MDA de diversos estados brasileiros participaram, nesta terça-feira (18/7), da Marcha a Brasília, quando reivindicaram o atendimento de suas pautas específicas, com destaque para a reestruturação dos órgãos – que atualmente estão totalmente desestruturados eIMG_0187_2 não conseguem atender minimamente os seus públicos –, recomposição dos quadros, por meio de concurso público, e melhoria dos padrões remunerativos. O pessoal do Incra e MDA – juntamente com milhares de outros servidores federais em greve de diversas carreiras do funcionalismo público –, em vários momentos fecharam as seis faixas da Esplanada dos Ministérios durante a marcha.

 

Vestidos de colete verde com a frase “MDA/INCRA EM GREVE”, os servidores descaram-se tanto no visual esverdeado (em um mar de coletes vermelhos), quanto no barulho que faziam. Diversas IMG_0198_2faixas eram postadas pelos servidores, muitas com identificação dos estados de onde vinham.

 

A organização da marcha começou cedo, pois desde o início do dia servidores já se concentravam na Sede do Incra, em Brasília, para onde foram profissionais vindos dos mais diversos estados. Somente de Goiás vieram pelo menos 60 servidores. Mesma quantidade de participantes da Superintendência Regional para o Distrito Federal e Entorno. Do Ceará havia pelo menos 10 servidores.IMG_0233_2Maranhão e Piauí tinham também uma dezena de participantes. Variava a quantidade de participantes por estado.

 

Após deixarem a Sede do Incra, a concentração dos servidores federais em Brasília ocorreu no Espaço do Servidor, às 9h, quando começaram a percorrer a Esplanada dos Ministérios. Houve uma concentração intermediária na Praça dos Três Poderes – onde os IMG_0242_2servidores fizeram intensa manifestação. Em seguida, os servidores continuaram a marcha e se concentraram definitivamente no Bloco K, onde fica o gabinete da ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

 

Confira abaixo (no link da TV CNASI SERVIDORES) dois vídeos sobre a participação dos servidores do Incra e MDA na Marcha:

http://www.youtube.com/user/tvCNASIservidores?gl=BR&feature=watch

 

Reivindicação geral

 

Os manifestantes exigiram a abertura de negociação sobre reajuste salarial com o governo. Os servidores públicos federais pediam uma reunião com a ministra Miriam Belchior para discutir asIMG_0201_2três principais reivindicações da categoria: reajuste salarial, implantação do plano de carreira e melhores condições de trabalho.

 

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) – uma das 31 integrantes do Fórum Nacional de Entidades, que convocou a Marcha –, cobra do governo negociação imediata com os trabalhadores. Um dos integrantes da direção da entidade, Sérgio Ronaldo da Silva, pediu na imprensa que o governo mostre os gastos reais. “O governo precisa colocar os números na mesa, mas os números reais e não os fabricados. Estamos fartos de ouvir que não há recursos quando não é verdade. E o pior é ouvir do governo que esses dias de greve vão ser cortados. Isso é um absurdo”, afirmou o dirigente.

 

Um mês de greve

 

A greve dos profissionais do Incra e MDA, que completou um mês neste dia 18 de julho de 2012, é uma das mais fortes entre os servidores públicos federais, pois já foi deliberada por 28 das 30 IMG_0299_2superintendências regionais do Instituto. No MDA a greve atinge 70% dos concursados.

 

O contraditório é que mesmo o movimento buscando fortalecer os órgãos (papel que deveria ser exercido pelo próprio governo), o MPOG somente sinalizou que “pode haver uma proposta” para os servidores do Incra e MDA, mas até o momento não a apresentou formalmente. Uma nova reunião (a quinta deste ano) vai acontecer no dia 24 de julho de 2012.

 

A referência que o governo diz trabalhar é a lei 12.277. Sabendo disso, a Condsef tem uma proposta que busca atender a todos os servidores de sua base e também usa a lei 12.277 para subsidiar as tabelas que propõe para os níveis superior, intermediário e auxiliar.

 

O Comando Nacional de Greve no Incra e MDA espera que uma proposta seja efetivamente apresentada para encaminhá-la à base de servidores, a fim de decidir sobre a aceitação ou não.

 

Diversos meios de comunicação divulgaram a marcha. Acesse algumas reportagens nos links abaixo:

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/07/servidores-em-greve-fazem-marcha-na-esplanada-dos-ministerios.html

http://noticias.r7.com/distrito-federal/noticias/quase-dez-mil-servidores-publicos-federais-em-greve-fecham-a-esplanada-dos-ministerios-pedindo-melhores-salarios-20120718.html

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/servidores-em-greve-protestam-em-frente-ao-planalto

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2012-07-18/servidores-federais-param-o-transito-em-brasilia-para-pressionar-por-negociacao.html

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6001221-EI5030,00-Policia+entra+em+cofronto+com+grevistas+na+Explanada+dos+Ministerios.html

http://www.vermelho.org.br/pb/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=188859

http://www.sindsep-df.com.br/index.php?secao=secoes.php&sc=&id=10154&url=pg_noticias.php&sub=MA==

 

Fonte: Ascom Comando Nacional de Greve no Incra e MDA