GREVE DEVE SER INTENSIFICADA: GOVERNO SINALIZA QUE INCRA E MDA PODEM TER REIVINDICAÇÕES ATENDIDAS, MAS NÃO APRESENTA PROPOSTA

IMG_4823_2Na quarta reunião deste ano de 2012 entre os servidores do Incra e MDA com a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) – ligada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) –, o governo fez uma sinalização de que os órgãos teriam suas reivindicações atendidas, caso haja uma apresentação de proposta.  No entanto, o secretário de relações do trabalho do MPOG, Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça, foi direto e repetiu o que afirmou nas duas últimas reuniões com os servidores do Incra e MDA. “Só tenho autorização para apresentar proposta ao Incra e MDA no dia 31 de julho de 2012, mas se a Presidência da República mandar apresento no mesmo dia”. A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (5/7), em Brasília.

 

  

Mendonça disse na reunião – conseguida graças às manifestações do dia anterior no Palácio do Planalto e MPOG, bem como à intervenção da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e integrantes do Núcleo Agrário do PT junto ao Planejamento –, que o governo quer tratar com especial atenção às carreiras que estão mais defasadas em termos remunerativos, como é o caso do Incra e MDA.

 

O secretário afirmou ainda que  a radicalização da greve pode levar ao endurecimento do governo com os servidores. Contraditoriamente, o secretário apelou às lideranças presentes ao encontro que antecedam junto às bases do movimento grevista para que as ações se mantenham dentro do trato cordial – possivelmente Mendonça se referiu às manifestações dosIMG_4816_2 servidores do Incra e MDA em todo o País, com destaque para a realizada dentro do Palácio do Planalto.

 

Estavam presentes à reunião o deputado federal Marcon (PT-RS) e um assessor da deputada federal Erika Kokay (PT-DF). Lideranças da Funai, que estiveram na manifestação do dia anterior, também participaram do encontro. Pelo Incra e MDA participaram integrantes do Comando Nacional de Greve, direção da Cnasi, Assinagro e AsseMDA, além de representantes dos seguintes estados: Amapá, Amazonas, Rondônia, Minas Gerais e São Paulo.

 

Deputado Marcon foi mais uma vez o grande defensor do fortalecimento do Incra e MDA, bem como da valorização dos servidores destes órgãos.

 

Confira abaixo um vídeo com parte da reunião, por meio de link postado na TV CNASI SERVIDORES:

http://www.youtube.com/user/tvCNASIservidores?gl=BR&feature=watch

 

Intensificação da greve

 

Como o governo está intransigente em não apresentar uma proposta antes de 31 de julho de 2012, mesmo apontando que o Incra e MDA estariam entre os órgãos a serem beneficiados com acordo este ano, o Comando Nacional de Greve solicita que os comandos locais intensifiquem o movimento grevista. Essa intensificação, ampliação se daria de várias formas, entre as quais: arregimentar a adesão de mais servidores à greve, ampliar os contatos e apoios parlamentares nos estados (já que inicia em breve o recesso parlamentar em Brasília), aumento de manifestações nos estados, ações conjuntas com órgãos ligados ao meio rural (Funai, Conab, Embrapa, Ibama, ICMBio, etc), contatar a imprensa local e oferecer conteúdos sobre a importância do Incra e MDA para o desenvolvimento do Brasil e a região onde a superintendência ou delegacia tem atuação,  buscar apoio de gestores públicos de diversas esferas de governo, etc.

 

O Comando Nacional de Greve do Incra e MDA informa ainda aos comandos locais e aos servidores que serão realizados atos nacionais (em Brasília e nos estados – superintendências, delegacias e unidades avançadas) nos dia 11, 18 e 25 de julho de 2012 (três quartas-feiras) em junção com o calendário de atividades da Condsef. Haverá ainda atos nacionais (em Brasília e nos estados – superintendências, delegacias e unidades avançadas) nos dias 30 e 31 de julho de 2012, como forma de pressão ao governo, antecedendo a data que o governo impôs a si mesmo como limite para apresentação de proposta aos servidores.

 

Por fim, o Comando Nacional de Greve do Incra e MDA convoca os comandos locais para que enviem representantes a Brasília a fim de possam ajudar nas decisões e organização das ações do movimento grevista unificado dos dois órgãos. (Material atualizado às 13h, de 06.07.2012)

 

Fonte: Ascom Comando Nacional de Greve Incra MDA