INDICATIVO DE GREVE NO INCRA E MDA DEVE SER DEFINIDO DIA 21 DE MAIO DE 2012, DURANTE ENCONTRO NACIONAL DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS

IMG_3729_3Um dos resultados da Plenária Nacional da Cnasi foi a decisão de reunir, no dia 21 de maio de 2012, delegados estaduais das três entidades representativas dos servidores do Incra e MDA (Cnasi, Assinagro e AsseMDA) para discutirem e deliberarem sobre diversos temas ligados à negociação com o governo, entre os quais o indicativo de greve dos profissionais dos dois órgãos. O Encontro Nacional de Entidades Representativas do Incra e MDA terá delegados eleitos em assembleias de servidores, realizadas nas superintendências regionais, unidades avançadas e delegacias do ministério.

 

  

 

A Plenária – que teve a presença de 31 delegados, representando 19 superintendências regionais do Incra, além da direção nacional da Cnasi, cujos integrantes são delegados natos –, foi realizada na sede do Incra, em Brasília, durante todo o dia 26/04. De 9h às 11h, os problemas da Fassincra, bem como as possíveis soluções, foram amplamente debatidas com sua diretora Executiva, Maria de Jesus Santana. Ricardo Pereira, da direção da Assinagro, e Marcius Crispim, da direção da AsseMDA, foram ativos participantes da Plenária. Houve ainda a presença do presidente do Incra substituto, Luciano Brunet, bem com de integrantes da direção da Condsef – Josemilton Costa (secretário geral) Sérgio Ronaldo da Silva (secretário de Imprensa e Comunicação). Os convidados fizeram esclarecimentos e responderam dúvidas dos delegados.

 

No evento, houve a deliberação de paralisações nacionais nos dias 7, 14 e 21 de maio de 2012, “contra o desmonte do Incra no Governo Dilma e pela apresentação de proposta concreta para os servidores do Incra/MDA”.

 

Foi decido ainda a formação / resgate de Plano de Lutas, que abrangerá: valorização salarial dos servidores do Incra/MDA, com tabela unificada; recomposição da força de trabalho, com concurso público para pelo menos dois mil servidores até 2014; aumento do aporte para a Fassincra; criação da Escola de Governo da Reforma Agrária; redefinição das metas/indicadores para avaliação de Gdara/Gdapa.

 

No quesito organização / mobilização os delegados presentes à Plenária Nacional da Cnasi resolveram: formar comando de mobilização (sendo um por estado, pelo menos); um dia de mobilização/paralisação na semana para discussão da conjuntura de negociação, com debate regional unificado; realização de videoconferências; repudiar o desrespeito do GT de indicadores/metas de Gdara/ Gdapa; formação de grupo de trabalho para discussão de indicadores e metas; protocolar diagnóstico do Incra em outras instituições, como Ministério Público e movimentos sociais; integração com outras categorias da base da Condsef; articulação com parlamentares.

 

Confira abaixo o documento conjunto da Cnasi, Assinagro e AsseMDA sobre assuntos debatidos na Plenária:

Documento_da_Plenaria_Nacional_da_Cnasi_abril_2012.pdf  

 

Fonte: Ascom Cnasi