Quem somos

A CNASI-ASSOCIAÇÃO NACIONAL é uma instituição de representação de servidores federais. É um órgão de classe, de representação associativa em grau superior. É uma sociedade civil de natureza democrática, autônoma, sem fins lucrativos, desvinculada do Estado, de âmbito nacional.

A CNASI tem personalidade jurídica própria, distinta de suas filiadas e duração por tempo indeterminado. Sua jurídica e administrativa é em Brasília (DF), com jurisdição e representatividade em todo o Território Nacional.

Foi fundada, em 1986, com objetivo de promover ações visando representar os associados e entidades filiadas, atuando como instrumento a serviço da valorização e organização de seus servidores representados, na sua dimensão profissional e cidadã. Bem como, atuar no planejamento e empreendimento de iniciativas orientadas para execução das políticas públicas de Organização Agrária Nacional, de uma reforma agrária ampla e massiva, para as ações de ordenamento fundiário, o apoio à agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário

Em 2016 a CNASI -AN passou por reformulação estatutária, tonando-a mais dinâmica e abrangente. A CNASI é constituída pelas entidades associativas que representam os servidores em âmbito local e regional - como as ASSINCRAs (Associação dos Servidores do Incra) e as ASSERAs (Associação dos Servidores da Reforma Agrária), além das Seções Associativas -, em conformidade com o estabelecido nas disposições estatutárias e regimentais vigentes, que regulam seu funcionamento. De forma individual os servidores também podem ser associados à CNASI-AN.

A Diretoria Nacional da entidade é composta por titulares e suplentes, dos seguintes cargos:

  • Diretor de Administração e Finanças;
  • Diretor de Formação;
  • Diretor de Comunicação;
  • Diretor de Articulação e Políticas Sociais;
  • Diretor dos Aposentados e Pensionistas.

O Conselho Fiscal da CNASI-AN é composto por três membros titulares e três suplentes. Cada mandato da Direção da CNASI-AN e do Conselho Fiscal terá a duração de três anos.