SC: SERVIDORES SE REÚNEM PARA COMEMORAR SEU DIA E REFLETIR SOBRE PREVIDÊNCIA, DÍVIDA PÚBLICA E PEC 241

A Assincra/SC comemorou antecipadamente a passagem do Dia do Servidor Público nesta quarta-feira (26/10), reunindo os colegas para desfrutarem de um café da tarde e conferirem a palestra “Reforma da Previdência e Sistema da Dívida Pública: o que nós temos a ver com isso?”, apresentada por Luciano Wolffenbüttel Veras, coordenador geral do SINDPREVS/SC e do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida em Florianópolis. O evento aconteceu no auditório da Superintendência Regional do Incra/SC e contou com a participação de cerca de 30 pessoas.

 

Em sua fala, Veras discorreu sobre os mecanismos da dívida pública, estimada em mais de R$ 3 trilhões e que cresceu 732 bilhões somente em 2015. O palestrante contestou a política monetária do país, que protege o lucro das maiores instituições bancárias com altos juros e base monetária SC dia servidor out2016restrita, num modelo implantado em 1994 para controle da inflação e que seguiu sendo utilizado até hoje. “Deixamos de emitir moeda, mas emitimos dívida, que paga os juros mais elevados do mundo”.

 

Segundo o analista, são os juros da dívida – e não gastos sociais do governo, como previdência social e educação -  a verdadeira causa do rombo das contas públicas, diferentemente do que se divulga hoje para justificar sucessivos ajustes fiscais, como o “novo” ajuste, a PEC 241/2016, que congela e fixa teto para os investimentos federais ao longo de 20 anos.

 

Para buscar remediar esse cenário da dívida, o palestrante participa das discussões de frente parlamentar e do grupo que defende a auditoria da  dívida com participação cidadã, a fim de desmascarar o “Sistema da Dívida” e redirecionar a aplicação dos recursos.

 

Reflexão e integração

Para Arnaldo José Santa Cruz Junior, diretor geral da diretoria colegiada da Associação catarinense, o evento integra os esforços da diretoria recém-empossada em ampliar os espaços de debate e também promover encontros comemorativos que favoreçam a integração entre os servidores.

 

Na ocasião, os colegas foram convidados a comparecer nas próximas atividades coletivas programadas: o Bingo da Assincra, que acontecerá no dia 11/11, às 19h, na rua Fernando Ferreira de Mello, 376, Bom Abrigo - Florianópolis; e a Festa de fim de ano, no dia 03/12, às 11h, na Casa do Açude (Sítio do Doroteo), em Santo Amaro da Imperatriz.

 

A nova gestão também destacou o interesse em ouvir os anseios dos servidores e, para isso, espera a contribuição de todos para responder ao questionário enviado por e-mail e disponível no endereço https://assincrasc.wordpress.com/

 

Fonte: Assincra/SC