ANUNCIADA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRA AGRÁRIA NO INCRA/MDA

No dia 15 de agosto de 2015 o comando de greve da Superintendência Regional do Incra em Rondônia e servidores do órgão lotados no município de Ji-Paraná reuniram-se com o Senador Acir Gurgacz (PDT-RO) para demonstrar os motivos do movimento iniciado no último dia 27 de julho e solicitar seu apoio às reivindicações junto ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPOG) e à presidenta Dilma.

 

A principal delas trata-se da reestruturação da carreira do órgão agrário. O presidente da Associação dos Servidores do Incra/RO, José Félix Almeida, explicou que o órgão é desprestigiado junto ao executivo federal, cuja carreira possui níveis salariais muito inferiores. Segundo ele, a carreira no Incra possui salários reduzidos à metade ou um terço dos salários de órgãos assemelhados, como Ibama e Ministério da Agricultura e isso não faz o RO agosto2015 WP 20150807 007menor sentido porque as funções são correlatas e as exigências de qualificação são as mesmas.

 

A diferença estaria no fato de que o Incra atua com agricultores de baixa renda enquanto os outros com o agronegócio e grandes empreendimentos, o que tem provocado grande evasão nos quadros da autarquia e aposentadorias sem reposição. Nos próximos cinco anos, 75% dos servidores de Rondônia estarão aptos à aposentadoria, informou o analista em tecnologia da informação do Incra, Claudinei Barreto. Ele alerta que se essa situação não for resolvida agora tornará inviável em breve as atividades de regularização fundiária, assentamentos rurais, assistência técnica ao agricultor, gerenciamento fundiário, entre outras essenciais para o desenvolvimento do estado.

 

O senador Gurgacz considerou justa a reivindicação dos servidores e importante para o bom desempenho das atividades relacionadas ao meio rural em Rondônia, composta em grande parte por agricultores familiares. Ele manifestou sua disposição para adotar as iniciativas necessárias junto ao Senado e ao poder executivo e assumiu compromisso de levar o assunto para debate na Comissão de Agricultura do Senado da qual é vice-presidente. A audiência ocorrerá na quinta-feira (20/08), às oito horas.

 

Para subsidiar as atividades o comando de greve entregou ao senador o Aviso Ministerial no qual o ministro do MDA, Patrus Ananias, ressalta a importância vital da reestruturação da carreira agrária, além da pauta consensual das entidades da classe.

 

Gurgacz afirmou que buscará reunião com técnicos e o ministro do Mpog e, após essa etapa, com a presidenta Dilma para demonstrar a importância para o meio rural do acolhimento da reivindicação.

 

Fonte: tudorondonia.com