Servidores do Incra Belém elegem lista tríplice para cargo de superintendente regional

Em eleição realizada na manhã desta quarta-feira (08/06), os servidores da Superintendência Regional do Incra no Pará (SR-01) escolheram três nomes do quadro de pessoal da autarquia fundiária para compor lista de candidatos ao cargo de superintendente com atuação na região Nordeste paraense. José Belmiro Abucater, Santana Tavares e Blunio Bernardo foram os servidores de carreira mais votados para a lista tríplice que será entregue, nesta quinta-feira (09), em Brasília, ao presidente nacional do Incra, Leonardo Goés, por representantes da Associação de Servidores do Incra de Belém (Assincra) e da Confederação Nacional de Associação dos Servidores do Incra (Cnasi).

A eleição foi organizada pela Assincra Belém com base no Decreto N.º 3.135/99, assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que determina a escolha do superintendente regional a partir de uma lista tríplice composta por servidores do quadro efetivo do Incra, com base em seleção interna fundamentada no mérito profissional.

Atualmente a SR-01 conta com 200 servidores ativos permanentes e 172 em exercício efetivo. Destes, 107 servidores foram as urnas, o que representa 62% de participação. Dos cinco candidatos em disputa, José Abucater, atual Ouvidor Agrário na SR-01, obteve 43 votos, ficando em 1º lugar com quase 41 % dos votos válidos; já a Perita Federal Agrária, engenheira agrônoma Santana Tavares, lotada na Divisão de Obtenção, recebeu 26 votos (24,8%) e Blunio Bernardo, também PFA em exercício na Divisão de Obtenção ficou em terceiro lugar com 19 votos (18%).
 
Manifestações de apoio
 
O Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), que ocupava a sede da SR-01 em Belém desde o dia 01 de junho, para reivindicar a criação de projetos de assentamentos em áreas ocupadas por famílias ligadas ao movimento, manifestou apoio ao pleito dos servidores. Durante a ocupação, os agricultores puderam acompanhar os dois turnos da eleição realizada pela Assincra. Lideranças da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (Fetagri-PA) também manifestaram apoio ao processo democrático de escolha do superintendente. Na quinta-feira (09), a  Fetagri, junto com o Movimento dos Sem-Terra (MST) participarão de atos públicos em Belém, que devem se encerrar na superintendência regional do Incra com um manifesto em defesa da reforma agrária.