“INCRA DE PORTAS ABERTAS” CHAMA A ATENÇÃO DA SOCIEDADE DE MANAUS, DURANTE PARALISAÇÃO DE SERVIDORES

Os servidores do Incra no Amazonas realizaram, nesta segunda-feira (21/05), uma paralisação no órgão em Manaus. Durante todo o dia foi realizada uma atividade denominada “Incra de portas abertas”, cujo objetivo foi ‘chamar a atenção’ da sociedade aos problemas AM_mobi_5_2que o órgão enfrenta. Uma possível greve em todo serviço público não foi descartada para o fim deste mês.

 

Por volta de 9h servidores federais realizaram uma panfletagem em frente ao órgão, abordando motoristas e pedestres que circulavam pela avenida André Araújo. Em seguida, foi realizada uma audiência pública, que contou com a presença dos deputados estaduais Tony Medeiros e José Ricardo, além do parlamentar federal Henrique Oliveira.

 

Uma feira com produtos orgânicos vindos de assentamentos rurais foi realizada no pátio do órgão, mostrando um pouco do trabalho dos assentados de reforma agrária. Nesta feira houve a participação de famílias assentada do entorno de Manaus – com destaque para Tarumã Mirim, Iporá, Água Branca e PDS Nova Esperança, que comercializaram produtos orgânicos, especialmente frutas, verduras e hortaliças.

 

Confira abaixo texto da Assincra/AM detalhando as atividades ocorridas na data:

 

MOBILIZAÇÃO DOS SERVIDORES DO INCRA/AM NO DIA 21 DE MAIO DE 2012

 

No Amazonas a paralisação dos servidores do INCRA, coordenada pelo SINDSEP/AM, ASSINCRA/AM e ASSINAGRO/AM, e em conformidade com a agenda iniciada em março em assembléias e reuniões se deu em três momentos:

 

1.         A atividade inicial constou de uma panfletagem em frente à sede do INCRA, com a presença de servidores identificados com coletes. O panfleto/informativo distribuído a pedestres e motoristas que transitavam pelo local apresentava as atividades do órgão, a real situação em que o mesmo se encontra com deficiência de pessoal, baixo salário; aumento significativo das atividades e redução do número de servidores, e as reivindicações dos servidores.

2.         Paralela a esta atividade, acontecia uma mini feira com produtos orgânicos da reforma agrária, que contou com a participação de agricultores assentados de 06 Projetos de Assentamentos do entorno de Manaus. Esta atividade começou as 09h00min e se estendeu até as 17h00min e com certeza serviu para dar visibilidade ao movimento durante todo o dia.

3.         A terceira atividade constou de uma Audiência Pública, realizada no Auditório do INCRA com início às 10h30min e encerramento às 13h00min. Este evento contou com a presença da Superintendente Regional do INCRA/AM, Senhora Maria do Socorro Marques Feitosa, de representantes de Movimentos Sociais, de agricultores do entorno de Manaus, de servidores do INCRA, MDA e TERRA LEGAL, de 03 parlamentares - deputados estaduais José Ricardo (PT) e Toni Medeiros (PSL), e o deputado federal Henrique Oliveira (PR) - do representante do deputado estadual Luiz Castro (PPS).

 

A audiência constou de uma apresentação feita pela Superintendente do INCRA/AM, Socorro Marques, mostrando aos presentes um histórico do órgão de 1985 a 2011, com ênfase em 03 vertentes: a) crescimento exponencial das atribuições do órgão; b) redução drástica de seu pessoal; e c) estagnação relativa de seu orçamento. Neste sentido foram evidenciados os seguintes dados: municípios atendidos em 1985, 61, em 2011, 2.022; Projetos existentes em 1985, 67, em 2011, 8.792; área (hectares) trabalhada em 1985, 9 milhões, em 2011, 85 milhões; Famílias Assentadas em 1985, 117 mil, em 2011, 921 mil; e em contraste a isto, a redução do número de servidores de 9.000 mil em 1985 para 5.820 em 2011 com o gravame de que do atual quadro, 39% estão aptos a aposentadoria por tempo de contribuição e idade.

 

Após a apresentação foi aberta a discussão em plenária. Em suas falas representantes dos movimentos se pronunciaram solidários ao movimento e suas reivindicações e situação do órgão. Os parlamentares presentes se comprometeram a se mostraram sensibilizados, colocando-se à disposição no sentido de fazer algo em direção aos problemas e reivindicações apresentados.

 

Esta sendo elaborada uma ata desta atividade para detalhar melhor os pronunciamentos dos presentes. A mobilização foi matéria do Jornal “A Crítica”, veículo de grande circulação e credibilidade no estado.

 

Fonte: Ascom Cnasi